Site icon MatoGrossoAoVivo

2ª turma de reeducandos passam por capacitação para o combate aos incêndios

(Last Updated On: 3 de setembro de 2020)

 

Bruno Felipe / Com informações Assessoria CBMT

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT), por meio do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), finalizou nesta segunda-feira (31/08) a parte teórica do curso que visa capacitar reeducandos do sistema penitenciário do estado para atuarem no combate aos incêndios em todo o estado.

 

De acordo com os bombeiros, as atividades práticas do curso iniciaram nesta terça-feira (01/09). O objetivo do curso é dar continuidade na capacitação dos reeducandos e policiais penais para prestarem apoio no enfrentamento às ocorrências de Combate à Incêndios Florestais em Mato Grosso, além de fornecer capacitação técnico-profissional para essas pessoas do sistema socioeducativo, contribuindo para sua inclusão social.

No dia 12 de agosto, o BEA deu início ao projeto que capacitou reeducandos e também agentes da Polícia Penitenciária. No final do mês foi dada a continuidade na formação da 2° turma, que participam 5 reeducandos e 2 agentes prisionais. A parte teórica do curso está sendo ministrada nas dependências do 1° Batalhão Bombeiro Militar (1°BBM), em Cuiabá. Já a segunda fase do curso, que contempla a parte prática, será ministrada no 2° Batalhão Bombeiros Militar (2°BBM), em Várzea Grande. Ao todo, as instruções terão carga horária total de 16h/aula, divididos entre teoria e prática.

A decisão de empregar a mão de obra dos reeducandos no combate a incêndios foi autorizado pela Vara de Execução Penal do Poder Judiciário, por meio de uma demanda do Governo do Estado, através da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária da Sesp. O projeto também recebeu apoio da Prefeitura Municipal de Poconé. A primeira turma, composta por 14 alunos, sendo 10 presos e 4 policiais penais, começou a atuar no dia 14 de agosto após realizar as aulas teóricas e práticas ministradas pelo Corpo de Bombeiros Militar.

 

Sair da versão mobile