Site icon MatoGrossoAoVivo

Internado com Covid-19 há 4 dias, Cacique Raoni não tem previsão de alta

(Last Updated On: 3 de setembro de 2020)

Bruno Felipe / Com informações G1

De acordo com informações, o líder do povo Kayapó, cacique Raoni Metuktire, de 89 anos, segue internado em uma ala de isolamento do Hospital Dois Pinheiros, em Sinop, no norte do estado, sem previsão de alta. Raoni está internado desde sexta-feira (28) para tratamento da Covid-19.

Nessa terça-feira (1°), ele começou a fazer fisioterapia respiratória e suspendeu o uso do cateter nasal após apresentar arritmia leve.

Segundo os médicos Douglas Yanai e Fernanda Quinelato, Raoni reclamou de dores de cabeça e tomou analgésicos para controlar. “Novos exames laboratoriais indicaram melhora e controle nas inflamações do coração. Amanheceu em bom estado geral, mas permanecerá internado em observação, em leito de isolamento e acompanhamento médico, sem previsão de alta”, informaram, em nota.

Na última sexta-feira (28), o cacique foi internado com diagnóstico de pneumonia pela equipe médica de sua aldeia, localizada no Parque Indígena do Xingu, no norte de Mato Grosso. Passou inicialmente por exames laboratoriais e de imagem que indicaram Covid-19, já na fase inflamatória da doença. Raoni foi tratado com anticoagulante, corticoide e antibióticos, de acordo com o protocolo do hospital.

Em julho, o cacique já havia sido internado após passar mal, em um hospital de Colíder. Dois dias depois, ele foi transferido de avião para Sinop com complicações gastrointestinais e desidratação. Segundo a direção do Instituto Raoni, o cacique apresentou um quadro depressivo após a morte da mulher dele, Bekwyjkà Metuktire, no dia 23 de junho, há um mês. Ela tinha diabetes e sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Raoni recebeu alta médica nove dias depois.

Sair da versão mobile