O Distrito de Primavera, em Sorriso (MT), passará a contar, a partir de sexta-feira, 6 de março, com um Banco Vermelho instalado na Praça da Luz. O equipamento simboliza o enfrentamento à violência de gênero e integra uma série de ações voltadas às mulheres durante o mês de março.
A cerimônia de inauguração começa às 13h30, seguida de uma roda de conversa às 14h. A iniciativa é coordenada pela primeira-dama e gestora da Secretaria da Mulher e da Família (Semfa), Mara Fernandes, que destaca o caráter permanente da discussão sobre direitos e respeito: “O banco vai muito além da cor; ele representa vidas e histórias que precisam ser lembradas”, afirmou.
Terceira unidade no município
Este será o terceiro Banco Vermelho instalado em Sorriso. Os dois primeiros foram colocados em 2025 no Parque Ecológico e no Lago do Rota. Em cada assento, mensagens de reflexão e canais de denúncia são expostos para orientar vítimas e a população em geral sobre como buscar ajuda.
Programação nas escolas
Desde terça-feira, 3 de março, a Semfa, em parceria com a Secretaria de Educação (Semec), promove palestras nas escolas municipais. O público-alvo são mães, filhas e professoras que integram as comunidades escolares. As apresentações são conduzidas pela escritora e terapeuta Magali Lima Siqueira Dombrowski e percorrerão todas as unidades da rede.
Encontros e rodas de chá
Além das atividades educativas, a Semfa e a Secretaria de Assistência Social (Semas) organizaram uma série de chás da tarde:
- 5 de março – Cras da Praça CEU, às 15h;
- 19 de março – Cras Vitória Régia;
- 20 de março – Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI);
- 25 de março – Cras São Domingos;
- 26 de março – Creas;
- 27 de março – Cras São José.
No mesmo dia da instalação do Banco Vermelho, 6 de março, será lançado oficialmente o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para moradores de Primavera, também em parceria com a Semas. Para sábado, 7 de março, está previsto o “chá das prendas” no CTG Recordando os Pagos.
A secretária Mara Fernandes reforça que todas as ações buscam evidenciar a força feminina e a necessidade de respeito. “Lugar de mulher é onde ela quiser estar”, resume.
Mais detalhes sobre a agenda de atividades podem ser consultados no site oficial da Prefeitura de Sorriso.
Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de Prefeitura de Sorriso MT
