Site icon MatoGrossoAoVivo

Governador de Mato Grosso diz a sindicalistas que, se tudo der certo, servidores terão salários em dia em Julho, senão em Dezembro

(Last Updated On: 18 de maio de 2020)

Para Mauro Mendes, tudo é uma simples questão de arrecadação, e que depende muito mais dos servidores do que dele para a economia do Estado voltar ao normal.

Sem esclarecer bem a fundo o que significa e como se dará a volta da estabilidade, o governador apenas declarou que “a operacionalidade de decisões que podem representar melhorias em caixa depende dos servidores”.

Sobre o retorno do Repasse Geral Anual – RGA, o Mauro Mendes disse que ainda não há qualquer previsão para a volta do benefício aos servidores, e descartou os pagamentos, desde que uma nova legislação aprovada na Assembleia, em Janeiro, o permitiu bloquear os repasses.

A nova legislação denominada de Pacto por Mato Grosso, e com as novas regras, o RGA só voltará a ser pago daqui a dois anos.

O governador reafirmou que deverá regularizar o pagamento dos proventos, sem escalonamentos, a partir de julho.

“Na melhor das hipóteses o salário poderá ser pago até o dia 10 em junho, ou na pior das hipóteses, em dezembro”, ponderou.

Mauro Mendes fez as declarações em reunião com os representantes do Fórum Sindical para tratar, entre outros assuntos, da regularização do pagamento do salário no dia 10 e o pagamento do 13º salário em dezembro. Na reunião, democrata ressaltou o respeito pelas lideranças que representam os servidores públicos, porque “a defesa de classe é legítima”. 

Já quanto ao 13º salário, o governo informou aos sindicalistas que o Estado trabalha com o objetivo de pagar em parcela única dentro do dezembro, conforme preceitua a lei. 

Momento atual

Sobre o momento atual das finanças do Estado, Mauro fez questão de frisar que não há como mentir ou esconder os números.

“Primeiro porque quem controla esses números são servidores de carreira e se algo for dito que não seja real, eles mesmos poderão revelar a verdade. Segundo, que não é essa a minha forma de trabalho. Nossa gestão trabalha com a verdade e na busca por soluções que possam melhorar a prestação de serviço para o cidadão e também para o próprio servidor público”, assegurou.

Apesar de nesses quatro primeiros meses de 2019, até o momento não ter ocorrido nenhum evento de liquidez que aumentasse a arrecadação, e o Estado contar apenas com a receita que entra mês a mês, a situação financeira tem melhorado.

“Já estamos melhorando conforme os balanços financeiros demonstram. E nosso esforço irá continuar dia a dia”, disse.

Canal aberto

Com a disposição apresentada pelos sindicalistas em contribuir para que o Estado possa superar a crise em que se encontra, o governo vai criar um canal de comunicação direto, em que será possível apontar soluções que possam aumentar a economia do dinheiro público no custeio e manutenção da máquina e também para elevar a arrecadação. 

Com informações da Assessoria.

 

Sair da versão mobile