Site icon MatoGrossoAoVivo

Após MT ser classificado como o Estado com menor nível de transparência, MPF emite recomendação

(Last Updated On: 5 de agosto de 2020)

Bruno Felipe / Com informações O LIVRE

De acordo com dados divulgados pelo Índice de Transparência da Covid-19 elaborado pela Open Knowledge Brasil (OKBR), Mato Grosso foi classificado como o Estado com menor nível de transparência em relação à covid-19.

Com isso, nesta semana, o Ministério Público Federal (MPF) fez uma série de recomendações ao governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), e ao secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo para que garantam mais transparência em relação aos dados da pandemia do novo coronavírus no Estado.

A recomendação, feita pela procuradora da República Denise Nunes Rocha Muller Slhessarenko, sugere que o Estado disponibilize em um site específico, informações sobre os gastos públicos para o enfrentamento da doença. A procuradora destacou que isso precisa ser feito “sem omissões e com atualização diária”.

O MPF recomenda ainda que todas as informações envolvendo valores, aplicação dos recursos federais, ações já adotadas pelo Estado e tudo o que estiver relacionado com a pandemia esteja disponível ao público de forma objetiva e transparente. A procuradora estabeleceu um prazo de cinco dias para que o Estado responda a recomendação e aponte se acata ou não as sugestões.

Sair da versão mobile