Site icon MatoGrossoAoVivo

Servidores ameaçam fazer greve geral se Estado não pagar 2% da parcela da RGA

(Last Updated On: 6 de novembro de 2018)

Rodinei Crescêncio

Coordenadora do Fórum Sindical Cristiane Vaz diz que, sem RGA, risco de greve vale também para governador eleito

Servidores do Estado, representados pelo Fórum Sindical que reúne mais de 30 categorias, ameaça que caso o governador Pedro Taques (PSDB) não pague a primeira parcela da Revisão Geral Anual (RGA) referente a este ano, será iniciado um movimento paredista, que promete ter dimensões semelhantes ao que ocorreu em 2016, quando se deu início à crise envolvendo as dificuldades do Executivo Estadual em pagar a reposição inflacionária.
O Fórum realizou uma coletiva de imprensa na tarde desta segunda (5), para anunciar a ameaça de uma greve geral.
O repasse que deveria ter ocorrido em março, foi negociado ainda em junho de 2017, para que fosse realizado em duas parcelas, uma agora em novembro e a outra em dezembro. Os coordenadores do Fórum Sindical esclareceram que se o governador não pagar a RGA ou atrasar o salário, será dado início ao movimento grevista, que pode ser deflagrado já a partir da próxima segunda (12).
A RGA 2018 foi negociada em 4,19%, sendo que o governo acordou em pagar 2% na folha de pagamento referente a outubro, que tem prazo para ser paga até o dia 10 deste mês e 2,19% na folha de novembro, que deve ser paga em dezembro. Em ambas as parcelas foram acrescentados mais 1% em cada mês, referente às perdas inflacionárias ocorridas ao longo dos últimos dois anos. Só este mês o impacto previsto é de R$ 15 milhões. 
“Nós não vamos aceitar menos do que está na lei. RGA não é privilégio, é direito constitucional. Se o governo der o calote, os servidores serão resistência. O recado vale para o governador eleito Mauro Mendes”, declarou a coordenadora do Fórum Sindical, Cristiane Vaz. 
O Fórum Sindical alerta que chegou a participar de 32 audiências públicas para a definição da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), assim como para ser definida a Lei Orçamentária Anual (LOA), nas quais o governo garantiu que os valores para o pagamento da RGA em novembro e dezembro deste ano, já estavam garantidos.
No entanto, na última semana, o secretário de Fazenda Rogério Gallo, comunicou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que o Governo não teria condições de pagar a RGA e o salário dos servidores ao mesmo tempo. Em declarações à imprensa, o secretário chegou a especificar que se o governo pagar a RGA, não conseguirá mais pagar o salário em dia. ULTIMATO Servidores ameaçam fazer greve geral se Estado não pagar 2% da parcela da RGA Servidores ameaçam deflagrar greve geral se Estado não pagar 2% de RGA

___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Servidores ameaçam fazer greve geral se Estado não pagar 2% da parcela da RGA
FONTE: RD NEWS
___________________________________________






___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]
[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Sair da versão mobile