Site icon MatoGrossoAoVivo

DESMEMORIADO – FHC agora defende CPI, mas durante seu mandato fez de tudo para impedir investigações

(Last Updated On: 6 de junho de 2021)

Ele disse ser melhor que a CPI exagere, do que não ter CPI.

Sucessor de FHC, Lula nunca fez qualquer menção de investigar as denuncias de corrupção do governo anterior.

Fernando Henrique Cardoso, confia na falta de memória nacional e na cobertura infantil da política, sobretudo em Brasília, para contar lorota. 

O ex-presidente pensava muito diferente na época em que era chefe do executivo federal e entrou para a História como um profissional em manobras muito pouco republicanas para impedir a instalação de CPIs que investigassem seus governos.

(Foto: Felipe L. Goncalves)

20 anos, em maio de 2001, o governo FHC foi acusado a pressionar e até chantagear deputados a retirar apoio à Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI da Corrupção,  que estava prestes a ser instalada no Congresso Nacional.

Na memória histórica, a tentativa de CPI da Corrupção, em 2001, que investigaria diversos escândalos do governo FHC; o roteiro foi o mesmo de agora: quem estava no poder usava seus instrumentos para evitar uma CPI que poderia desgastar o governo e havia sido lançada por adversários políticos; curiosa mesmo era a postura da mídia, que antes fazia parte da tropa de choque não para implantar a CPI, mas para barrá-la.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL / TERRA BRASIL ___________________________________________

Sair da versão mobile