Site icon MatoGrossoAoVivo

Devido à pandemia, UCT de Alta Floresta sofre com escassez de bolsas de sangue

(Last Updated On: 6 de julho de 2020)

Bruno Felipe / Da Reportagem

Bancos de Sangue espalhados por todo o Estado de Mato Grosso estão sofrendo com déficit no estoque de bolsas, uma vez que devido à pandemia do novo coronavírus muitos doadores tem receio de procurar as unidades para fazer a doação.

Nesta semana, um caso chamou a atenção da nossa reportagem, onde familiares pediram com urgência para que os doadores do tipo sanguíneo O- (negativo) procurassem a Unidade de Coleta e Transfusão de Alta Floresta (UCT/AF), uma vez que um senhor estava precisando de transfusão urgente.

Em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário, o Coordenador da UCT de Alta Floresta, Rafael Carvalho, afirmou que realmente nos últimos dias a unidade tem sofrido com o estoque de bolsas baixo, devido à pandemia. Em relação ao senhor que precisava de transfusão urgente, Rafael explicou que graças às recentes doações, ele conseguiu realizar a transfusão. Lembrando que para realizar a doação de sangue, os interessados devem ter entre 16 e 69 anos e precisa pesar mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Rafael salientou que pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. Vale lembrar que graças à uma lei municipal, todo doador de sangue (que já tenha efetuado ao menos 04 doações ao longo da vida) recebe a Carteira do Doador a qual possibilita a garantia de certos direitos como preferência no atendimento em bancos e também meia entrada em eventos culturais.

Sair da versão mobile