Site icon MatoGrossoAoVivo

Governo lança serviço online que ajuda consumidor a encontrar melhor oferta

(Last Updated On: 6 de agosto de 2020)

Bruno Felipe / Com informações Assessoria SEFAZ/MT

Foi lançado há cerca de 20 dias, pela Secretaria de Fazenda (Sefaz) do estado de Mato Grosso, a ferramenta ‘Menor Preço’ onde, ao pesquisar um produto, o usuário obtém as informações sobre preços, razão social e endereço das lojas e a data que o item foi comercializado pelo valor informado.

De acordo com a SEFAZ, até a manhã de terça-feira (04/08), o serviço teve 74.847 consultas, o que dá em torno de 3.700 acesso diários.

O ‘Menor Preço’ faz parte do Programa Nota MT e o consumidor pode pesquisar por mais de 11,5 milhões de itens diferentes e encontrar a melhor oferta. O serviço pode ser acessado por dispositivos móveis, pelo aplicativo, ou no site www.nota.mt.gov.br. O item mais pesquisado pelos usuários, segundo a secretaria, é o etanol comum, seguido pelos demais tipos de combustíveis. Na lista dos preços mais procurados constam ainda arroz, leite, cimento, carnes, cervejas, refrigerantes, gás de cozinha, medicamentos, entre outros.

A consulta deve ser feita pela descrição do produto ou pela leitura do código de barras, utilizando a câmera do celular. Os resultados encontrados no Menor Preço são ordenados com base em alguns parâmetros como: menor preço, similaridade da palavra chave com o produto, venda mais recente e localização do cidadão e do estabelecimento. A Sefaz informou que utiliza como base para a consulta as notas fiscais emitidas pelos estabelecimentos comerciais que possuem inscrição estadual junto ao fisco. O sistema do Menor Preço atualiza as informações dos valores praticados no mercado a cada 24 horas, durante o período da noite, buscando os dados informados nesses documentos fiscais.

Sair da versão mobile