fbpx
ALTA FLORESTA DENÚNCIAS MATO GROSSO POLÊMICAS E CONFUSÕES ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Controladoria de Alta Floresta denuncia Secretário de Saúde por fraude em licitação

(Last Updated On: 28 de fevereiro de 2024)

DANNY BUENO / DA REDAÇÃO

As Notificações em forma de denúncia crime partiram da Controladoria Geral do Município de Alta Floresta no último dia 22 de Junho, e foram endossadas pela Procuradoria Geral do prefeitura.

O Controlador Geral do Município, Herbert Villaruel da Silva, manifestou repúdio pela forma no mínimo suspeita com que o secretário Municipal de Saúde, Marcelo Alécio Costa, “promoveu” a participação de uma empresa para o fornecimento de fibra ótica e um software de gerenciamento de “ambiente web” para controle dos dados da secretaria municipal de Saúde de Alta Floresta, e para a sustentação da internet utilizada.

Recomendações contrárias também foram emanadas por parte da Procuradoria Geral do Município na pessoa da Procuradora, Camila Domingues Marquezini, por meio do parecer 051/2020, que indicou que não foram atendidas os procedimentos do processo licitatório, que fossem esclarecidas ou justificadas a real necessidade da contratação.

Segundo a Controladoria do município, a empresa vencedora estaria cobrando cerca de quase 50% a mais do valor originalmente contratado e já fornecidos ao município, o que foi justificado pelo secretário como sendo de extrema necessidade para evitar as quedas e interrupções de internet causadas pela empresa já contratada pelo município.

No trecho em que descarta a necessidade da contratação do software e do provedor local, tanto a Controladoria como a Procuradoria consideram descabidas as justificativas do secretário, mesmo por que o município já possui outro serviço de fibra ótica contratado.

O valor da licitação para a contratação do software pela empresa vencedora foi de R$ 153 mil reais, sendo que a mesma empresa teria já negociado o mesmo software com outro município ao preço de R$ 83 mil reais em ano anterior.

Ainda segundo a Controladoria Interna do município, tanto o objeto como o fornecedor do serviço são os mesmos, e que por isso não justificam os sobrepreços de quase 50% aplicados pela empresa e corroborados pelo secretário como sendo de extrema necessidade para o município, dado os princípios da transparência na administração com a coisa pública e da proteção ao patrimônio e ao erário público.

Além disso, independente do estado de Calamidade adotado pelo prefeito no município, diante do enfrentamento ao Corona Vírus, lembrou que diversas operações da Polícia Federal, a nível nacional, estão sendo executadas para coibir gastos ilegítimos e lesivos ao patrimônio público, decorrentes quase sempre de procedimentos licitatórios fraudulentos.

SEGUE ABAIXO A NOTIFICAÇÃO DA CONTROLADORIA INTERNA DA PREFEITURA:

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Análise dos Fatos
Siga-me
(Visited 4.971 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook