Site icon MatoGrossoAoVivo

VÍDEO | Polícia Federal e IBAMA de Mato Grosso deflagram “Operação Kidemónes Gaya” em garimpos e desmatamentos

(Last Updated On: 8 de julho de 2021)

O nome da operação faz alusão ao mito grego da deusa Gaia (Terra), cujo guardiões (Kidemónes) lutavam incansavelmente para livrá-la dos que perigos e dos inimigos.

A ação de fiscalização conjunta resultou em três prisões em flagrante, cumprimento de um mandado de busca, apreensão de máquinas de mineração e aplicação de multas no valor de 12,7 milhões de reais.

A Polícia Federal, em operação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e ICMBIO, deflagrou, nessa quarta-feira, dia 07 de julho, a Operação Kidemónes Gaya (“Guardiões da Mãe Terra” em grego antigo) na região do Município de Nova Bandeirantes para o combate a garimpos e desmatamentos ilegais nos garimpos do Juruena e do Novo Astro, situado nas imediações do Parque Nacional do Juruena (PARNA JURUENA), O parque tem 19 mil km² e abriga o bioma da Amazônia.

Segundo restou apurado, o esquema criminoso promovido por um fazendeiro local consistia em estimular garimpo ilegal nas suas terras e no interior do Parque Nacional em troca da cobrança de um arrendamento. Esse dinheiro em seguida era utilizado para novos desmatamentos em abertura de pastagens em meio à áreas de floresta sem a devida autorização dos órgãos ambientais.

Conforme levantamentos preliminares por meio de imagens de satélite do projeto BRASIL MAIS, a atividade criminosa teria causado a derrubada de mais de 4.000 hectares de floresta nativa, além de incalculáveis danos ambientais com a descarga de toneladas de rejeitos dos garimpos diretamente nos rios da floresta amazônica.

Os investigados responderão por usurpação de bens da União, desmatamento ilegal, dano em unidade conservação e outros crimes.

A ação está tendo apoio importante da Polícia Civil de Nova Bandeirantes, onde estão sendo feitos procedimentos de polícia judiciária e custódia de presos.

A operação prossegue com investigações, perícias, intimações e oitivas de outros citados e indiciados em sede de inquéritos policiais.

VEJA O VÍDEO COM IMAGENS DOS AGENTES DURANTE A OPERAÇÃO:

FOTOS DO REGISTRO DA OPERAÇÃO NO NOVO ASTRO E JURUENA:

Sair da versão mobile