Site icon MatoGrossoAoVivo

Garimpeiros próximos a Usina de São Manoel, no Rio Teles Pires, são retirados a força e balsas queimadas pelo Ibama

(Last Updated On: 9 de setembro de 2019)

Os garimpeiros foram supreendidos pelas equipes da Polícia Ambiental e do Ibama que chegaram com helicópteros e barcos para abordar as balsas que estavam ancoradas as margens do Rio Teles Pires.

A ação policial pegou todos os garimpeiros de surpresa no final de semana.

Imagens enviadas a nossa redação, por familiares dos garimpeiros, incluem um vídeo que mostra a força como os policiais “tomaram de assalto” as balsas com os trabalhadores, em pleno Domingo (08/09), próximos a Usina de São Manoel, considerado área proibida, no rio Teles Pires, expulsaram da embarcação e depois atearam fogo em tudo que encontraram.

Diversas fotos estão circulando pelas redes sociais e grupos de whatsapp e, segundo os familiares, são evidências da destruição causada pelos agentes do Ibama que não pouparam nem as roupas pessoais dos garimpeiros.

Nossa redação tentou contato com o escritório local do Ibama em Alta Floresta, para conferir sobre alguma operação em andamento na região, pelo telefone 3521-2611, mas, por se tratar de um Domingo, não houve atendimento.

Um vídeo gravado por um dos garimpeiros, aparecem pelo menos três helicópteros de apoio a operação dos agentes ambientais, e mostra também o desespero e resistência dos trabalhadores que apesar de apelarem por seus pertences são obrigados a se retirarem a força da embarcação, não há registros ou relatos de que tenha sido efetuadas prisões com intuito de diligenciar ou responsabilizar os garimpeiros por alguma ação ilegal no âmbito ambiental.

(Atualização da notícia – 10:16 | 09/09):

Segundo informações foram destruídas quatro balsas, pela equipes do Ibama, por estarem em região de área de reserva indígena, abaixo da usina de São Manoel, dentro do parque de preservação ambiental de uso restrito dos índios.

VEJA AS IMAGENS DA AÇÃO DO IBAMA GRAVADA POR UM GARIMPEIRO:

Imagens enviadas pelos familiares dos garimpeiros que foram abordados pelo Ibama:

[metaslider id=35490]

Sair da versão mobile