Site icon MatoGrossoAoVivo

UNEMAT retornará atividades de forma remota;

(Last Updated On: 9 de julho de 2020)

Bruno Felipe / Da Reportagem

UNEMAT comunica volta às aulas de forma remota em Alta Floresta

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – Campus de Alta Floresta divulgou nesta semana que irá retomar as aulas, de forma remota, a partir do dia 10 de agosto.  A Universidade, em sessão com o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe), discutiu, por uma semana (29/06 a 03/07), a regulamentação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e o Período Letivo Suplementar Excepcional (PLSE) como forma para atender a comunidade acadêmica durante a suspensão das aulas presenciais devido a situação sanitária imposta pela pandemia da Covid-19.

Em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário, a Diretora Política, Pedagógica e Financeira da Unemat, Profª Ivone Vieira da Silva, disse que o Período Letivo Suplementar Excepcional (PLSE) contemplará três calendários sucessivos, com 06 semanas cada. O primeiro começa em agosto e finaliza em setembro; o segundo engloba os meses de outubro e novembro e o terceiro tem início em dezembro e finaliza em janeiro de 2021.

Ela explicou que os alunos há tempo vêm solicitando a retomada das aulas porque muitos dependem de apenas duas ou três disciplinas para concluir o curso e irem para o mercado de trabalho, sendo que a instituição irá evidenciar isso e disponibilizar essas disciplinas para que todos possam conseguir se formar. “A minha expectativa é a melhor possível, eu vejo nós temos professores muito compromissados, muito competentes que podem até não ter, de repente, todo esse conhecimento do ensino de forma remota, mas que estão totalmente envolvidos neste processo, que vão aprender muito nesse período, que estão dispostos, inclusive, a fazer acontecer”, disse Ivone.

Vale frisar que o Período Letivo Suplementar Excepcional (PLSE), no entanto, poderá ser cancelado e as aulas presenciais (suspensas desde março) poderão ser retomadas a qualquer tempo desde que a pandemia termine e seja seguro retornar. Apesar da universidade não oferecer cursos de forma ‘EAD’, o Presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do campus de Alta Floresta, Rodrigo Konig, afirmou que a adaptação é necessária para que os alunos não saiam tão prejudicados com a paralisação.

Ele afirmou que a instituição vem trabalhando com esse processo de adaptação, capacitando os professores com todo aporte técnico necessário para conseguir propor as aulas de forma remota.  “Eu achei bem estruturado o que foi debatido; o pessoal está querendo contribuir e fazer sua parte. A gente não compara o ensino remoto com o ensino presencial, mas a gente vai fazer da melhor forma possível para acontecer, porque não podemos ficar parado”, disse Rodrigo, em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário. Ontem, quarta-feira (dia 08/07), a Profª Ivone juntamente com os gestores da UNEMAT transmitiu uma live para toda a comunidade acadêmica onde foi exposta toda a mudança de retorno às aulas.

Sair da versão mobile