Site icon MatoGrossoAoVivo

Laboratório do IFMT para detecção da Covid-19 será inaugurado amanhã

(Last Updated On: 10 de julho de 2020)

Bruno Felipe
Da Reportagem

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Willian Silva de Paula, convida toda a população de Alta Floresta para a cerimônia de inauguração do Laboratório de Biologia Molecular do campus Alta Floresta e o início do processo de padronização dos testes para Covid-19 do campus. A cerimônia acontecerá nesta sábado, às 8h, com transmissão ao vivo pela web.

Os equipamentos e toda a estrutura do laboratório já estão prontas e os testes serão realizados através da técnica de RT-PCR em tempo real.  Em recente entrevista para a reportagem do Jornal O Diário/MatoGrossoAoVivo, a professora Laila Natacha Santos Brandão, que está à frente da implantação do laboratório, explicou que inicialmente, devido a capacidade da máquina que realiza os teste, será feito, por semana, 280 testes. Em um caso hipotético, o instituto terá a capacidade de realizar até 960 testes por semana.

Ela explicou ainda que a máquina que realizará os testes fará uma amplificação do material genético, ou seja, mesmo em pequenas quantidades virais será possível detectar a infecção. Atualmente, os resultados demoram mais de uma semana para ficarem prontos, mas com o laboratório, os resultados terão uma agilidade de 24 até 72 horas. O teste será destinado para toda a população do Norte do Mato Grosso, todavia é necessário deixar bem claro que a coleta das amostras não será de forma alguma realizada pelo laboratório, o instituto fará apenas a recepção das amostras encaminhadas pelas Secretarias de Saúde a partir da demanda.

Vale ressaltar que após o período de pandemia da COVID-19, o laboratório será utilizado pelo campus para pesquisa nas áreas de biologia molecular e para atender a região com testes e diagnósticos diretos.

Sair da versão mobile