Site icon MatoGrossoAoVivo

Diretoria ANEEL abandona reunião após serem confrontados por deputado sobre “conivências” com a Energisa

(Last Updated On: 17 de maio de 2020)

O deputado federal que responde pela bandeira do Estado de Rondônia, Mauro Nazif (PSD), abriu o verbo contra toda a diretoria e membros conselheiros da ANEEL que se reuniu para apresentar o índice de redução do valor na tarifa que deverá ser aplicado pela Energisa.

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, André Pepitone, suspendeu e abandonou a reunião de diretoria durante parte da manhã desta terça-feira (10), irritado após ser interrompido insistentemente pelo deputado federal Mauro Nazif Rasul (PSB-RO). O parlamentar de Rondônia protestou contra o reajuste da Energisa RO, de 0,11% em média, e se manifestou após o processo de votação ter sido concluído.

Mauro Nazif acusou diretamente a agência reguladora de ter antecipado a aprovação do reajuste para prejudicar a população do estado e afirmou que a Aneel e órgãos públicos estaduais como o Procon e a polícia civil, foram comprados pela Energisa. Ele também chamou de ladrões representantes da empresa que acompanhavam o processo na Aneel.

Nazif estava acompanhado das deputadas Silvia Cristina (PDT-RO) e Jaqueline Cassol (PP-RO),que não participaram do bate boca.

Ao se referir as tarifas de redução concedidas pela Aneel  para Energisa, o deputado classificou os integrantes da entidade reguladora de “parcial” e “benevolentes” com a Energisa e, visivelmente transtornado acusou tanto os membro da diretoria da Aneel como da Energisa de praticarem “uma covardia” contra os consumidores de energia.

“Vocês estão “lascando” o Estado de Rondônia… vocês estão querendo trabalhar? Lascando os outros?”

O reajuste da distribuidora era o terceiro item da pauta, mas foi o primeiro a ser votado na manha de hoje. A inversão de pauta faz parte do rito de votação da agência reguladora, que também prevê a fase de manifestação dos interessados antes da aprovação do voto pela diretoria colegiada. Nazif ficou irritado porque foi impedido por Pepitone de se manifestar depois de encerrada essa fase.

Após a reunião, o deputado rondoniense fez outra gravação ao jornalista Anderson Gonçalves do portal Plantão Central, e repetiu todas as considerações que havia pronunciado sobre a Energisa e a Aneel dentro do recinto durante a reunião dos conselheiros, que acabaram por abandonar a sala após as palavras do deputado.

“Todo o modelo tarifário desta casa está calcado em lei, decretos, portarias”, destacou um dos diretores da ANEEL.

Ele sugeriu que a Aneel se manifeste oficialmente por meio de sua Procuradoria, para levar as ofensas ao Congresso. A proposta foi endossada pelo procurador-geral , Luiz Eduardo Araújo, que se colocou à disposição para representar a Aneel nessa manifestação formal junto ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Para o procurador, o incidente de hoje foi um episódio fora da curva na relação com o Congresso.

A polêmica sobre o reajuste em Rondônia teve um novo capítulo no fim da manha de hoje, quando o deputado Coronel Crisóstomo (PSL-RO) compareceu à agência para anunciar que pretende convocar toda a diretoria da Aneel para dar explicações na Câmara.

“A partir de hoje trabalharei com todos os deputados para acabar com todas as agências no Brasil”, ameaçou Crisóstomo.

ASSISTA O VÍDEO DO MOMENTO DA DISCUSSÃO NA REUNIÃO DA ANEEL:

 

Sair da versão mobile