Site icon MatoGrossoAoVivo

Mato Grosso terá novas eleições para a vaga do senado após cassação por 6 X 1 de Selma Arruda

(Last Updated On: 21 de maio de 2020)

Apesar de ter possibilidade de recurso junto ao TSE e ao STF, a senadora perde de imediato o mandato e fica inelegível até 2026.

A senadora Selma Arruda chorou perante os colegas senadores ao prestar satisfação sobre as incoerências em sua cassação.

Selma Rosane Santos Arruda, eleita em 2018, com 678.542 votos totalizados (24,65% dos votos válidos), teve na noite de hoje (10-12), o mandato cassado pelo TSE. O julgamento foi concluído, com maioria confirmando a decisão do TRE-MT.

Além do relator, ministro Og Fernandes, votaram a favor da cassação os ministros Luiz Felipe Salomão, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, Sérgio Silveira Banhos e Luis Roberto Barroso.

O voto do ministro Edson Fachin, foi favorável a Selma Arruda No entanto independente disto a cassação foi confirmada.

A ministra Rosa Weber, acompanhou o voto do relator e determinou o placar de 6 x 1 que cassou o mandato da senadora de MT.

A execução será imediata e o afastamento dos componentes da chapa, com a convocação de novo pleito.

  • O relator Og Fernandes votou por:
    Cassação imediata do mandato da senadora independentemente de recursos;
    – Convocação imediata de novas eleições para o cargo de senador em Mato Grosso;
    Inelegibilidade de Selma Arruda até 2026.

Eleita na esteira da atuação rigorosa contra a corrupção, a juíza aposentada foi cassada por caixa 2 e abuso de poder econômico.

A defesa da senadora nega irregularidades nas contas de campanha.

Ela ainda pode recorrer da decisão  ao próprio TSE e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Relembre o caso

Em dia 10 de abril, o TRE/MT decidiu, por 7 votos a 0, que Selma deveria perder o mandato e se tornar inelegível pelas práticas de caixa dois e abuso de poder econômico. Acusada de ter gasto de R$ 1,2 milhão em valores não declarados à Justiça Eleitoral para se eleger ao Senado.

A senadora cassada, entrou com os devidos recurso na tentativa de reverter a decisão, mas de nada adiantou, O relator do processo, ministro Og Fernandes, manteve a cassação. 

Sair da versão mobile