PUBLICIDADES
AÇÕES DO BEM ALTA FLORESTA BOAS NOTÍCIAS ESPORTES MATO GROSSO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Ciclo-faixa compartilhada” é a nova aposta da prefeitura de Alta Floresta para atender o fluxo de ciclistas

(Last Updated On: 20 de maio de 2020)

Com o aumento dos ciclistas e desportistas da modalidade no município a prefeitura está implantando um novo espaço de segurança e horários diferenciados nas duas principais avenidas da cidade.

Ciclo-faixa compartilhada promete trazer mais segurança aos ciclistas e desportistas durante a noite e aos fins de semana

Para muitos que desconhecem as três modalidades existentes de via pública para ciclistas, Ciclo-via, Ciclo-faixa e Ciclo-rota, as novas faixas pintadas nas avenidas Aristo da Riva e Ludovico da Riva estão causando uma certa confusão na interpretação do munícipe.

Pois bem, a prefeitura municipal optou pela “Ciclo-faixa compartilhada”, que é modalidade que permite o trânsito exclusivo de ciclistas em horários pré-definidos, e de automóveis compartilhando a pista com ciclistas no restante do dia.

No caso de , por se tratar da Ciclo-faixa, as medidas (2,74 cm, tamanho oficial), também geraram discussão  entre os leigos no assunto que entendem que projeto seja mais voltado para “Ciclo-via”, mas, não é.

As diferenças entre as três modalidades são bem específicas, enquanto a Ciclo-via está definida exclusivamente aos ciclistas, para seu uso exclusivo, com proteção e separadores de trânsito, a “Ciclo-faixa compartilhada”, ficará disponível somente após os horários de trânsito pesado no município.

Em alguns outros municípios brasileiros também foi implantado a terceira modalidade, a “Ciclo-rota”, que representa um trajeto para um destino específico, não uma faixa da via, um trecho segregado ou uma zona de segurança (embora uma Ciclo-rota possa se utilizar parcial ou totalmente desses recursos, ou até mesmo de ciclovias).

Espaço compartilhado com carros

Ciclista na Av. Paulista – Foto: Mathias.

Com raras exceções, todas as vias são espaços compartilhados entre carros e bicicletas. Quando não houver ciclovia ou ciclofaixa, a via deve ser compartilhada, diz o artigo 58 do Código de Trânsito, tendo as bicicletas prioridade sobre os demais veículos. Ou seja, ciclistas e motoristas podem e devem ocupar o mesmo espaço viário. Os veículos maiores devem prezar pela segurança dos menores (art. 29 § 2º), respeitando sua presença na via, seu direito de utilizá-la e a distância mínima de 1,5m ao ultrapassar as bicicletas (art. 201), diminuindo a velocidade ao fazer a ultrapassagem (art. 220 item XIII).

Mesmo tudo isso estando na lei, muitas pessoas ainda acreditam que a bicicleta não tem direito de utilizar a rua. E são essas pessoas que colocam o ciclista em risco, passando perto demais, buzinando e até mesmo prensando o ciclista contra a calçada. 

Fazer entender que a rua é de todos, que o espaço público deve ser compartilhado, que as bicicletas também transportam pessoas que têm família, amigos, filhos, amores, é muito importante nos dias atuais. E as estruturas de proteção ao ciclista devem ser expandidas, para que componham uma malha cicloviária completa e integrada que abranja toda a cidade, com Ciclo-vias, Ciclo-rotas e Ciclo-faixas.

A preocupação da administração pública em atender esta demanda se deu devido a crescente a visibilidade de ciclistas principalmente no período noturno e finais de semana no município, que pedalam com dificuldade entre carros, ônibus, motos e outros veículos motorizados, eles exigem cada vez mais atenção. Atendendo determinação do prefeito, e indicação do vereador Demilson Nunes Siqueira (PSDB), a Ciclo-faixa começou a ser demarcada.

Por se tratar de uma Ciclo-faixa, que é direcionada ao lazer, está sendo normatizado horário de uso:

  • De segunda a sexta-feira no período noturno entre as 20h e as 06h,

  • Finais de semana, entre as 13h do sábado até as 06h de segunda-feira.

Nestes horários os condutores de veículos devem respeitar e não utilizar a ciclofaixa, deixando o espeço livre para os ciclistas.

A Ciclo-faixa se estenderá da Feira Livre na Avenida Ariosto da Riva, seguindo até as proximidades do terminal Rodoviário e retornando pela Avenida Ludovico da Riva passando em frente ao Cecitec até a Feira Livre.

COMENTE AQUI SOBRE ESTA NOTÍCIA!
Seguir:

Danny Bueno

Diretor de Jornalismo em MatoGrossoAoVivo
Especializado em e Investigativo. Está radicado nos Estados de e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É filiado à ABRAJI -Associação Brasileira de .
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)
Seguir:
(Visited 62 times, 1 visits today)
APOIE A INDEPENDÊNCIA DO SITE! DOANDO QUALQUER VALOR.
Mande suas broncas, recados e sugestões por aqui!

 

Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Comente aqui usando suas redes sociais.

Mato Grosso Ao Vivo no Google News

PREVISÃO DO CLIMA

Tempo, 20 Setembro
Tempo em Alta Floresta booked.net
+45

Máx.: +46° Mín.: +28°

Humidade: 21%

Vento: NNE - 8 KPH

Tempo em Cuiabá
+40

Máx.: +42° Mín.: +31°

Humidade: 18%

Vento: NNW - 16 KPH

Tempo em Sinop
+48

Máx.: +48° Mín.: +26°

Humidade: 17%

Vento: NNW - 7 KPH

PUBLICIDADE

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

PUBLICIDADE

APOIAMOS ESTA CAUSA:

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

“BOMBANDO” NO TWITTER

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

LOTERIAS – ÚLTIMOS RESULTADOS:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
Dupla Sena 1
2020/5/30
05 21 28 35 36 39
Dupla Sena 2
2020/5/30
03 04 16 19 36 44
Quina
2020/6/1
10 12 29 65 79
LotoMania
2020/5/29
00 05 14 15 22 24 26 28 30 42 43 50 53 55 58 59 68 78 96 99
LotoFacil
2020/6/1
01 02 04 05 06 09 10 11 12 16 20 21 23 24 25
TimeMania
2020/5/30
10 22 29 57 70 75 78
/* ]]> */