Uma ação conjunta das forças de segurança resultou na prisão em flagrante de um homem de 24 anos, identificado como integrante de uma facção criminosa, na noite da última quarta-feira (11). Ele é apontado como envolvido em uma tentativa de homicídio ocorrida na cidade de São José dos Quatro Marcos, em Mato Grosso. A operação, que contou com a participação da Polícia Civil e da Polícia Militar, faz parte dos esforços da Operação Brasil Contra o Crime Organizado – Fronteira.
faccao: cenário e impactos
As investigações, conduzidas pela Delegacia de Polícia de São José dos Quatro Marcos com o apoio da Polícia Militar local e da 1ª Delegacia de Polícia de Cáceres, levaram à localização do suspeito após diligências ininterruptas. O crime de tentativa de homicídio qualificado, com contexto de atuação de organização criminosa, foi o motivo da autuação do indivíduo.
O atentado ocorreu na noite de terça-feira (9), quando dois homens em uma motocicleta efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra a residência da vítima em São José dos Quatro Marcos. Apesar da gravidade da ação criminosa, a vítima conseguiu escapar ilesa, sem ser atingida pelos tiros.
Imediatamente após o conhecimento dos fatos, equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar iniciaram um minucioso trabalho investigativo. Foram analisadas imagens de câmeras de segurança e outras diligências foram realizadas para identificar os responsáveis. Durante o processo, foi possível identificar um veículo VW Gol, que teria sido utilizado para dar apoio na fuga dos atiradores, e levantar os nomes dos possíveis autores do crime.
As apurações revelaram que a motivação para o atentado estaria ligada a desavenças entre facções criminosas. A própria vítima informou às autoridades que já havia recebido ameaças anteriores, as quais teriam surgido de conflitos durante o período em que esteve sob custódia no sistema prisional. O delegado de São José dos Quatro Marcos, Kairo Ribeiro Batista, destacou que o crime foi praticado no contexto de uma facção criminosa conhecida por sua ultraviolência, com atuação em nível nacional e transfronteiriço. A disputa por controle territorial, especialmente ligada ao tráfico de drogas, seria o pano de fundo para a ação.
Com o avanço das investigações, os policiais conseguiram rastrear o paradeiro do suspeito até uma residência localizada no Distrito do Caramujo, no município de Cáceres. No momento da abordagem, o homem tentou evadir-se, pulando cercas da propriedade, mas foi rapidamente contido e detido pelos investigadores.
A conduta atribuída ao autuado se enquadra no artigo 121, §2º-D, do Código Penal, conforme alteração introduzida pela Lei nº 15.358/2026. Este dispositivo legal qualifica o homicídio doloso quando praticado por um integrante de organização criminosa de alta periculosidade. Diante da gravidade dos fatos e das evidências coletadas, o delegado responsável representou pela conversão da prisão em flagrante do suspeito em prisão preventiva.
O delegado Kairo Ribeiro Batista ressaltou a importância da prisão, afirmando que ela “demonstra o compromisso da Polícia Civil com o enfrentamento ao crime organizado e à violência faccional, que ceifa vidas e amedronta a comunidade. A atuação integrada das equipes foi determinante para que o autor fosse responsabilizado ainda em situação de flagrância”. As investigações prosseguem com o objetivo de esclarecer todos os detalhes da dinâmica dos fatos, identificar e localizar os demais envolvidos que ainda se encontram foragidos.
Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de Governo MT – MT
