Site icon MatoGrossoAoVivo

ATAQUE DAS ABELHAS: Moradora de Alta Floresta pede ajuda dos bombeiros para retirada de enxame

(Last Updated On: 11 de setembro de 2020)

Bruno Felipe / Da Reportagem

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Alta Floresta atendeu na manhã da última terça-feira, dia 08, a solicitação de uma moradora do Setor E, para realizar a captura de um exame de abelhas no fundo da residência.

Utilizando de equipamentos de proteção, os militares foram ao local e com muito cuidado conseguiram fazer a retirada dos insetos voadores. A moradora relatou muita preocupação, pois há crianças morando na residência. Uma equipe de reportagem da RecordTV local acompanhava o trabalho dos bombeiros e em dado momento, o repórter Arão Leite chegou a ser ferroado na testa e precisou se afastar do local. “É preciso ter cuidado na retirada das abelhas, porque são insetos perigosos, principalmente se a pessoa tiver alergia”, informou o Sargento BM Luís Fabio.

O Sargento explicou que nunca se deve fazer o extermínio destes insetos (caso em situações extremas) devido à importância ambiental que as abelhas possuem. Fábio explicou ainda que o trabalho só foi feito pelos militares em razão de, no momento, não poderem contar com algum apicultor para efetuar o serviço. Fábio ressaltou que não é recomendado que os próprios moradores façam a retirada destes insetos, já que muitos não contam nem mesmo com equipamentos de segurança adequados. Por conta disso, em casos semelhantes é necessário que o morador acione o Corpo de Bombeiros para que assim os militares, com a ajuda de apicultores, façam a retirada adequada dos insetos.

Os bombeiros informaram que se tratava de uma colmeia de abelhas europeias-africanizadas. Após os procedimentos de segurança, fez-se a retirada de algumas telhas para ter acesso à colmeia, reiterando-se uma pequena quantidade de mel, considerando que a colônia, apesar de grande, estava no local há cerca de dois meses. Em seguida, foram removidos os favos de cria das abelhas e colocados em quadros que foram dispostos numa caixa específica de abelhas.

Há que se considerar que o trabalho demanda cuidados específicos com relação aos vizinhos próximos que devem ser comunicados, fazer a guarda de animais para não serem atacados, isolamento do trânsito em algumas situações, dentre outros, observando -se as prescrições do Protocolo Operacional Padrão – POP do CBM/MT. Considerando que a colmeia de abelhas alojou-se na caixa de captura, na noite de quarta-feira, um apicultor da região fez a retirada da caixa.

As colmeias de abelhas capturadas pelo Corpo de Bombeiros em Alta Floresta e entregue a apicultores são distribuídas em propriedades rurais da região do município, contribuindo-se, desta forma, com a preservação ambiental e cumprindo-se a legislação protetiva atinente a estes seres.

Sair da versão mobile