fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

ALTA FLORESTA COLUNA AF - ANÁLISE DOS FATOS EDUCAÇÃO MATO GROSSO POLÊMICAS E CONFUSÕES ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EXTINÇÃO DO FURLANI | Querem apagar da história a pedra angular na memória da educação de Alta Floresta

(Last Updated On: 20 de maio de 2021)

PATRIMÔNIO PÚBLICO – 

A ideia estapafúrdia que partiu do governo do Estado de Mato Grosso de substituir o nome da escola mais antiga de Alta Floresta foi rechaçada em massa pelo município.

A celeuma nasceu a partir do momento que tanto a prefeitura municipal de Alta Floresta, quanto o Governo do Estado de Mato Grosso não conseguem encontrar uma estrutura adequada para instalar definitivamente a Escola Militar Dom Pedro II que vem sendo mantida pelo município e atualmente está instalada em sede provisória.

Por duas vezes o município tentou transferir a Escola Militar, que diga-se de passagem tem trazido resultados excelentes aos alunos sendo até mesmo disputada em suas vagas disponíveis, mas, ainda funciona em prédio provisório.

Na primeira tentativa a prefeitura cogitou  a Escola Municipal Vicente Francisco e na segunda tentativa simulou a transferência para a Escola Jardim das Flores,  e agora discuti a possibilidade de ser implantada no prédio a Escola Estadual Vitória Furlani da Riva.

A resposta do corpo docente e dos alunos de todas as épocas foi imediata e rapidamente se formou uma campanha municipal para proteger a entidade educacional que mais tem o apreço da população alta-florestense.

Em uma breve pesquisa pelas ruas de Alta Floresta, qualquer pessoa mediana pode constatar o quão importante é a figura da Escola Estadual Vitória Furlani da Riva – EEVFR nas vidas de praticamente 90% dos moradores no município.

Não apenas pelo seu valor histórico e singular, de ter sido a primeira instituição de ensino a funcionar na cidade de Alta Floresta nos idos de 1977, mas pela inestimável carga de valor emocional que cada morador, nascido e de fora, tem por pelo menos uma etapa, durante seu aprendizado estudantil, sentados nas carteiras das salas de aulas e orgulhosamente poder ter sido chamado de “aluno do Furlani”.

À época, a rede escolar foi pensada para atender não só as exigências dos colonos, mas também a população local. Pensou-se então, num sistema de escolas que pudesse melhor funcionar tanto do ponto de vista pedagógico como administrativo. A solução encontrada foi uma escola-sede no núcleo urbano.

Todas as escolas da zona rural e distritos vizinhos dependiam da “Escola Sede” – Vitória Furlani da Riva, no atendimento e apoio aos futuros municípios circunvizinhos, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirante, Nova Monte Verde, Paranaíta, São José do Apuí e Trivelato.

Na mente e no coração dos alta-florestenses, jamais serão apagados momentos de eterna alegria, brincadeiras, festas, eventos, atos cívicos, comemorações e horas a fio que milhares de alta-florestense passaram, muitas vezes até “penando” nos estudos, mas, vestindo a surrada camisa da E.E. Vitória Furlani da Riva, com seus 44 anos de existência.

A escola é a maior do município e atende, atualmente, 800 estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, nos três períodos (matutino, vespertino e noturno) e possui uma equipe de quase 100 profissionais para realizar os trabalhos administrativos e educacional. 

Uma manifestação foi realizada na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Alta Floresta, nesta Terça-feira (11/05), em protesto contra a extinção da entidade educacional, pois caso o prédio venha a ter seu nome alterado estará sendo apagada da história o nome da maior e mais amada instituição  de ensino que Alta Floresta já teve.

Uma das saída possíveis e cabíveis no caso de se adaptar a história e a boa metodologia de ensino do colégio militar, talvez, seria a de se preservar o nome da instituição e alterar apenas os padrões de ensino, assim com certeza haveria uma opção de se agradar a “gregos e troianos” em Alta Floresta.

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 1.657 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook