Site icon MatoGrossoAoVivo

Justiça elabora protocolo de segurança para evitar contágio no dia da votação

(Last Updated On: 12 de agosto de 2020)

Bruno Felipe / Com informações ‘O livre’

Eleições 2020

Diante da crise do novo coronavírus, além de levar o tradicional título de eleitor e um documento com foto, os cidadãos também terão que portar consigo outros itens indispensáveis e obrigatórios para que o comparecimento às urnas ocorra com segurança e proteção.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está preparando um protocolo que será aplicado no dia da eleição, com algumas medidas como a presença de álcool em gel em todas as salas de votação; mesários vão usar máscaras e face shield (proteção facial) que serão distribuídos pela Justiça Eleitoral; uso obrigatório de máscaras pelos eleitores; distanciamento social obrigatório nas filas, com demarcação de espaço no chão; uma bandeja será utilizada para que os eleitores apresentem os documentos de identificação obrigatórios e dessa forma evite o contato direto com os mesários; cada eleitor deverá levar sua própria caneta para assinar o registro de votação.

Outro detalhe é que, como a urna eletrônica não tem como ser higienizada após cada voto, a recomendação é que os eleitores possam levar luvas ou algum saco plástico para utilizar enquanto digita os votos na urna. Na última semana o TRE já iniciou o cadastramento de mesários voluntários. A estimativa é de que pelo menos 5 mil pessoas se alistem para trabalhar nas seções de votação no dia 15 de novembro e, caso haja segundo turno em Cuiabá, também no dia 25 de novembro.

As eleições municipais e a suplementar ao Senado que será realizada este ano em Mato Grosso terão custo estimado de R$ 10 milhões. O valor é destinado pelo TSE. A Justiça Eleitoral não tem informações ainda de quanto será o custo adicional gerado com a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e álcool em gel. Custo que também será arcado pelo TSE.

 

Sair da versão mobile