Site icon MatoGrossoAoVivo

Apesar de estar negativo para o Corona Vírus, paciente de Alta Floresta com síndrome respiratória continua isolado no HRAS

(Last Updated On: 21 de maio de 2020)

No final da tarde desta quinta-feira, dia 12, a informação de um possível caso suspeito do novo coronavírus em Alta Floresta veio à tona.

Apesar do exame dar negativo, alunos do curso de enfermagem foram dispensados por 5 dias.

Conforme noticiamos em primeira mão, um paciente de 63 anos, que veio de Palmas, estado do Tocantins e passou pela Capital Federal, Brasília, Goiânia e Cuiabá a caminho de Alta Floresta, continua internado no Hospital Regional de Alta Floresta, com sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Porém, após diagnóstico baseado em protocolos, não houve o enquadramento nos sintomas do novo coronavírus (COVID-19). A informação é de que o paciente vem sendo acompanhado por profissionais do Hospital Regional e também da Vigilância Epidemiológica de Alta Floresta.

Por se tratar de uma síndrome grave, foram adotadas todas as medidas padrão e o paciente encontra-se isolado. A reportagem do MatoGrossoAoVivo tentou contato com o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Alta Floresta, Sidney Leal, para maiores esclarecimentos, porém, até o fechamento desta edição não tivemos retorno. Também tentamos contato com o Hospital Regional por telefone, mas até o final da tarde desta quinta-feira, não fomos atendidos.

O estado apresentou, até o momento, 23 casos, sendo que, no boletim de ontem, 9 casos são considerados suspeitos, 7 foram descartados – destes, 3 casos apresentaram resultados positivo para Influenza B – e 7 foram excluídos por não preencherem critérios de definição de caso para COVID-19.

Entre os casos suspeitos excluídos, está o de um paciente que vinha sendo monitorado pela Vigilância Sanitária e também pela equipe do Hospital Regional de Alta Floresta.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infeccções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

·    Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

·    Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;

·    Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

·    Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

·    Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

·    Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

·    Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

·    Manter os ambientes bem ventilados;

·    Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

·    Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

___________________________________________

AUDIÊNCIA NAS REDES SOCIAIS

Deixe seu comentário e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Sair da versão mobile