Site icon MatoGrossoAoVivo

Detentos serão treinados para combater incêndio no Pantanal

(Last Updated On: 13 de agosto de 2020)

Bruno Felipe / Com informações G1/MT

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), a decisão de contar com a mão de obra dos detentos foi autorizada pela Justiça.

Com isso, dez presos do Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas, localizado em Várzea Grande, começaram na quarta-feira (12/08) a realizar treinamento junto ao Corpo de Bombeiros de Cuiabá, para posteriormente ajudarem as equipes de combate às queimadas urbanas no município de Poconé.

Conforme as informações divulgadas, a Prefeitura Municipal de Poconé ficará responsável por fornecer o transporte, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e alimentos para os brigadistas. Serão 10 dias de trabalho na região e eles não vão atuar no Pantanal, mas apenas na área urbana da cidade. Além dos reeducandos que aceitaram integrar o projeto de forma voluntária e espontânea, uma equipe de policiais penais vai acompanhar as atividades. Todos os reeducandos serão monitorados por tornozeleira eletrônica.

Cerca de 100 mil hectares já foram queimados no Pantanal mato-grossense por um incêndio que começou há mais de 10 dias na região do município de Poconé, a 104 km de Cuiabá. Deste total, 35 mil são na área da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), a maior do país, com 108 mil hectares. Ao todo, 600 focos foram registrados nesta segunda-feira (10), que incluem a Aldeia Indígena Perigara e a Transpantaneira. O fogo é controlado por militares, Forças Armadas, brigadistas e Ibama.

Sair da versão mobile