Site icon MatoGrossoAoVivo

Após mais de 120 dias de pandemia, MT ainda está longe de atingir real pico da Covid-19, afirma secretário

(Last Updated On: 14 de julho de 2020)

Bruno Felipe / Da Reportagem

Em recente entrevista à imprensa, o Secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, admitiu que ainda não existe estimativa para o pico da contaminação do novo coronavírus no estado de Mato Grosso. Segundo ele, os casos só tendem a aumentar nos próximos dias e a curva de casos deverá ocorrer somente nos próximos meses. “Eu creio que nós não estamos no pico ainda, isso é muito ruim e desconfortável. A tendência é que os casos aumentem nos próximos dias e isso aumenta também o número de pessoas que demandem das unidades hospitalares”, alertou o secretário.

Assim como em todo o estado, o município de Alta Floresta também ainda está longe do ‘pico’ de casos de covid-19, como confirmou, em recente entrevista para a reportagem do Jornal O Diário/MatoGrossoAoVivo, o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Alta Floresta, Sidney Leal. Segundo ele, diversas reuniões estão sendo feitas com o Secretário de Saúde Marcelo Costa para que o município não espere a classificação do estado para decretar um possível ‘Lockdown’ por um tempo de, ao menos, 15 dias, uma vez que os casos não param de aumentar e existe ainda uma dificuldade em relação a demora no resultado dos exames. “Ainda nem chegamos no começo do pico, a minha preocupação é essa, eu acho que a gente não vai poder depender muito da tabela do Estado para parar a cidade por pelo menos por 15 dias”, disse ele.

De acordo com dados do ‘Painel Covid Radar’, ferramenta desenvolvida pela Serasa Experian e que permite acompanhar os casos, óbitos e o ritmo que a contaminação do novo coronavírus por cada região, Mato Grosso atualmente ocupa a linha laranja da infecção, o que significa que os números ainda devem continuar crescendo de forma alarmante nas próximas semanas. Neste domingo (12/07), a Secretária Estadual de Saúde (SES) confirmou que já são 28.791 mato-grossenses infectados e 1.077 mortes em decorrência a Covid-19. Só nas últimas 24 horas foram registradas 31 novos óbitos. (Com informações Folha Max)

Sair da versão mobile