fbpx
ATUALIDADES E VARIEDADES EM DESTAQUE FACEBOOK FAKE NEWS MUNDO REDES SOCIAIS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova interpretação do Calendário Maia diz que o mundo acabará na próxima semana! Será verdade?

(Last Updated On: 17 de junho de 2020)

Recentemente, o site do jornal “Metro”, cuja responsabilidade é do Grupo Bandeirantes e da Metro International, disseminou um texto bem alarmista e conspiratório (arquivo).

Intitulado “‘O fim do mundo' será na próxima semana: isso é indicado em leitura alternativa do calendário Maia“, o artigo citava um “cientista” chamado Paolo Tagaloguin.

Baseado em cálculos relacionados a uma mudança no calendário que atualmente usamos, Paolo alegou que não estaríamos em 2020, mas em 2012! Assim sendo, voltando a considerar o famigerado Calendário Maia, o mundo estaria perto do fim!

Ah, é interessante destacar aque o texto publicado no site do jornal “Metro”, no dia 13 de junho de 2020, é uma cópia meramente traduzida do texto que foi publicado naquele mesmo dia pelo jornal chileno Publimetro, cuja responsabilidade é da Metro International. Por sua vez, o Publimetro baseou seu texto num artigo do site do jornal “New York Post”, também naquele dia, que acabou utilizando como fonte um artigo publicado, no dia anterior (12), no tabloide britânico “The Sun”.

Entretanto, será que estamos realmente próximos do fim? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Toda essa história é um dantesco engodo!

Em primeiro lugar, os cálculos não possuem nenhum fundamento! Em segundo lugar, o calendário maia nunca previu o fim do mundo, visto que ele difere do nosso calendário pela sua concepção de tempo. Para nós, o tempo é algo que começou em algum momento e segue continuamente, sem parar. Contudo, para a civilização maia o tempo era cíclico: um evento que ocorreu no passado vai se repetir. Lá em 2012 encerrou-se apenas um mero ciclo para iniciar outro (o calendário “resetou”).

Além disso, segundo arqueólogos e cientistas que trabalham no estudo de civilizações antigas, os maias não faziam profecias e muito menos queriam deixar previsões para gerações futuras.

Enfim, a seguir vamos destrinchar com mais calma essa história para vocês!

Quem é Paolo Tagaloguin?

Ao recebermos a sugestão para fazer um artigo sobre assunto, um usuário virou para nós e disse que tudo isso havia sido mencionado por um cientista. Na verdade, não é bem assim. O “The Sun” simplesmente copiou os tuítes de um cidadão chamado Paolo Montaño Tagaloguin, um suposto acadêmico filipino do programa Fulbright, e biólogo/pesquisador da Universidade do Tennessee, em Knoxville, nos Estados Unidos.

Os tuítes de Paolo não existem mais, assim como seu perfil no Twitter! Tudo o que sabemos sobre ele está numa versão arquivada do seu perfil, cujos últimos tuítes datam de maio de 2020! Encontramos referências sobre Paolo no site da universidade, no site do programa Fullbright das Filipinas, no Likedin, assim como no Google Imagens.

Paolo não tem nenhuma formação em Arqueologia, Antropologia e, aparentemente, não tem nenhum estudo relacionado a civilização maia.

A impressão que temos é que o “The Sun” aproveitou os tuítes de Paolo tentando atribuir alguma credibilidade. Basicamente, tentaram fazer com que os leitores engulissem cálculos infundados ao alegar que teriam sido feitos por um cientista. Péssimo para Ciência, ainda mais péssimo para o Jornalismo.

Os Cálculos Absurdos e Totalmente Aleatórios

Para justificar toda essa insanidade, eis o que foi mencionado:

“Após o calendário juliano, estamos tecnicamente em 2012. O número de dias perdidos em um ano devido à mudança no calendário gregoriano é de 11 dias. Considerando 268 anos usando o calendário gregoriano (1752-2020) por 11 dias = 2.948 dias. 2.948 dias por 365 dias (por ano) = 8 anos“

Há inúmeros problemas em toda essa história, mas o pior dos problemas talvez seja na migração do calendário juliano para o gregoriano.

Um Dantesco Problema

Em 1582, o Papa Gregório XIII, aconselhado pelos astrônomos, decretou que quinta-feira, 4 de Outubro de 1582 seria imediatamente seguido de sexta-feira 15 de Outubro para compensar a diferença acumulada ao longo de séculos entre o calendário juliano e as efemérides astronômicas. Resumindo, a mudança resultou numa diferença de apenas 10 dias.

Em 1582, o Papa Gregório XIII, aconselhado pelos astrônomos, decretou que quinta-feira, 4 de Outubro de 1582 seria imediatamente seguido de sexta-feira 15 de Outubro para compensar a diferença acumulada ao longo de séculos entre o calendário juliano e as efemérides astronômicas.

Só que tem um problema dantesco nessa história! A mudança do Calendário Juliano para o Calendário Gregoriano não teve lugar ao mesmo tempo em todo o mundo! O calendário gregoriano foi imediatamente adotado na Espanha, Itália, Portugal e Polônia. Na França, o rei Henrique III decretou o ajuste dos dias em dezembro. A adoção do calendário na Grã-Bretanha e suas colônias ocorreu apenas 1752 (subtração de 11 dias)! Na Rússia, isso só ocorreu após a Revolução de 1917 (subtração de 13 dias)!

Para alegar que estamos em 2012, o tal Paolo se baseou deliberadamente na data de mudança na Grã-Bretanha e suas colônias! Se fôssemos considerar a data da mudança na Espanha ou na Rússia, nada disso teria efeito! Quer dizer o mundo acaba, mas não acaba na Espanha ou na Rússia?

E o Cálculo de 8 anos? Faz Algum Sentido?

Lógico que não! Em primeiro lugar, houve apenas a subtração de uma pequena quantidade de dias, uma única vez, em relação a cada país e o período de sua adoção! Em segundo lugar, a data de 21 de dezembro de 2012 já estava convertida do calendário juliano para o gregoriano no calendário maia usado na previsão original, que nunca foi apocalíptica. Portanto, nada nessa história faz sentido.

Além disso, já existiram e ainda existem inúmeros calendários ao redor do mundo, que possuem referências muito diferentes daquelas que usamos. Por exemplo, o atual ano islâmico é 1441. No calendário chinês estamos em 4718. Já no calendário juche estamos no ano 109! Se fôssemos usar cada um desses calendários o mundo acabaria em datas diferentes, não é mesmo?

A Imagem Utilizada no Artigo do Site do Jornal Metro

Os responsáveis pelo artigo publicado no site do jornal Metro provavelmente não conhecem a civilização maia. Se conhecessem saberiam, por exemplo, que a imagem utilizada para ilustrar não representa a civilização maia. É a Pedra do Sol, uma escultura asteca pós-clássica tardia abrigada no Museu Nacional de Antropologia, na Cidade do México.

A Pedra do Sol dos Astecas.

A Base Desinformativa Dessa História Já Vinha Sendo Disseminada no Facebook

No dia 3 de junho de 2020, uma página no Facebook chamada “Teorias Insanas do Mundo Geek” propagou a base dessa desinformação, ou seja, que estaríamos no ano de 2012, no formato de “meme” (arquivo). Aparentemente, não houve nenhuma preocupação da página em informar corretamente seus seguidores, visto que apenas incluíram um comentário para promover um vídeo no YouTube sobre “Resident Evil” e o “UCM”.

É deprimente ver como mentiras são utilizadas para alavancar outros conteúdos e, em alguns casos relacionados a outras páginas/perfis, de vitrine para a divulgação de produtos e serviços de terceiros! Enfim, o conteúdo altamente desinformativo, travestido de humor, já obteve mais de 37 mil compartilhamentos e quase 5 mil reações.

Conclusão

Falso! Toda essa história é um dantesco engodo! Em primeiro lugar, o calendário maia nunca previu o fim do mundo, tampouco a civilização maia fazia quaisquer profecias. Em segundo lugar, os cálculos não possuem nenhum fundamento, e as datas utilizadas foram deliberadamente escolhidas para que pudessem se encaixar numa narrativa apocalíptica.

Não há nenhuma ciência envolvida nessa história, logo não se deixem enganar por títulos fantasiosos ou atribuições incorretas.

O post Nova interpretação do calendário maia diz que o mundo acabará na próxima semana! Será verdade? apareceu primeiro em E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!.

 ___________________________________________

AUDIÊNCIA NAS REDES SOCIAIS 0 111.4K

Deixe seu comentário e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 259 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook