Site icon MatoGrossoAoVivo

Programa ‘FICAI’ completa 11 anos em Alta Floresta e recebe homenagem da Câmara

(Last Updated On: 15 de agosto de 2018)

Bruno Felipe / Da Reportagem

Neste ano, o programa FICAI (Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente e Indisciplinado) completa 11 anos de atividades em Alta Floresta e pensando nisso, a Câmara Municipal entregou durante a sessão ordinária de ontem 14, uma Moção de Congratulação para o programa que, através dos relevantes serviços prestados, ajudou milhares de crianças do município.

O programa foi implantado em Alta Floresta em julho de 2007, mas somente em 2011 se tornou uma lei municipal. Promovido em parceira com o Ministério Público, Prefeitura de Alta Floresta através da Secretaria Municipal de Educação e Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, o programa atende casos de infrequência dos alunos nas 37 escolas municipais, estaduais e uma escola indígena de Alta Floresta.

O objetivo do programa é aproximar o Ministério Público da comunidade escolar, agilizar intervenções judiciais com vista de aplicação de medida protetiva e combater as indisciplinas nas escolas. “Esse projeto o município trabalha com vários tipos de trabalho, trabalhos esses que as vezes não aparece porque são problemas que não podem ser divulgados, mas quando você acompanha vê o quanto de trabalho são realizados e que ajuda realmente a população”, disse a autora da Moção, a vereadora Cida Sicuto (PSDB), durante seu pronunciamento na tribuna.

Conforme ela explicou para a reportagem do Jornal O Diário, nesses 11 anos o programa vem sendo coordenado pela psicóloga Léia Ribeiro de Moraes e os atendimentos ocorrem em uma sala disponibilizada pela Sec. de Educação.  Quando ocorre casos de insubordinação e/ou indisciplina, é marcado uma conversa com os pais e o respectivo aluno, discute-se o porquê da indisciplina “e através dessas conversas com a Léia muitas coisas são descobertas, como abusos sexuais e outros problemas”, acrescentou Cida.

De acordo com a coordenadora e psicóloga Léia, aproximadamente 7 mil pessoas foram atendidas através de orientações individuais e palestras coletivas, sendo que foram mais de 60 palestras realizadas e 89 atendimentos diretos aos professores. “Eu fico extremamente honrada, é um trabalho árduo, mas de muito amor, nós temos a consciência da necessidade dos atendimentos psicossociais das crianças e dos adolescentes, também temos a sensação de estar fazendo muito pouco perto da necessidade”, disse a coordenadora em entrevista ao Jornal O Diário.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Programa ‘FICAI’ completa 11 anos em Alta Floresta e recebe homenagem da Câmara
FONTE: DIÁRIONEWS
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]

[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]
[metaslider id=5245]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Sair da versão mobile