Ícone do site MatoGrossoAoVivo

Morre Robert Duvall, ícone de “O Poderoso Chefão”, aos 95

O ator norte-americano Robert Duvall morreu aos 95 anos em sua residência no domingo (15). A informação foi confirmada nesta segunda-feira (16) pela esposa, a atriz Luciana Duvall, que não revelou a causa do falecimento.

No comunicado divulgado nas redes sociais, Luciana descreveu o marido como “um dos maiores atores de nosso tempo” e destacou que ele partiu “de forma tranquila, cercado de amor e carinho”. Segundo ela, além do reconhecimento artístico, o ator apreciava “uma boa refeição” e momentos de convivência, dedicando-se com intensidade a cada personagem que interpretava.

Com carreira que ultrapassou sete décadas, Duvall acumulou sete indicações ao Oscar e conquistou a estatueta de Melhor Ator em 1984 por “A Força do Carinho” (1983). Antes disso, já havia ganhado projeção mundial ao viver o advogado Tom Hagen nos dois primeiros filmes da saga “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola.

Entre outros títulos marcantes do cinema, o artista atuou em “A Conversação” (1974), “Rede de Intrigas” (1976), “Apocalipse Now” (1979) e “Um Homem Fora de Série” (1984). Sua última indicação ao Oscar ocorreu em 2015, pelo drama jurídico “O Juiz”, em que contracenou com Robert Downey Jr. e Billy Bob Thornton.

Em entrevista concedida ao portal g1 em 2018, Billy Bob Thornton classificou Duvall como mentor. “Ele me ensinou que há diferença entre ser sutil e ser entediante, e que não existe exagero se for verdadeiro”, afirmou o ator à época.

Nascido em 5 de janeiro de 1931, em San Diego, Califórnia, Robert Selden Duvall iniciou a carreira no teatro na década de 1950, migrando em seguida para a televisão e o cinema. Ao longo dos anos, foi reconhecido pela versatilidade em papéis que variavam de militares a figuras políticas, sempre perseguindo o realismo nas interpretações.

Detalhes sobre cerimônia de despedida não foram divulgados até o momento.

Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de RDNews

Sair da versão mobile