Site icon MatoGrossoAoVivo

IFMT de Alta Floresta realiza hoje debate online sobre a homofobia

(Last Updated On: 16 de julho de 2020)

Bruno Felipe / Da Reportagem

A Comissão de Gênero do IFMT, em parceria com o Projeto Humanos na Ciência, irá realizar hoje, quinta-feira dia 16 de julho, a partir das 18h00, uma live especial com o tema ‘Homofobia: Você tem medo de que?’.  A roda de conversa é um evento que surgiu a partir de uma demanda dos próprios alunos do IFMT – Campus Alta Floresta. Em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário/MatoGrossoAoVivo, a professora e uma das organizadoras do evento, Micaela Coelho, explicou que no ano de 2017, alguns professores identificaram a necessidade de conversar com os discentes da instituição a respeito de problemas históricos, sociais e principalmente relacionados aos direitos humanos. Segundo ela, a proposta foi apresentada aos alunos, que prontamente aceitaram organizar e participar da discussão.

Com isso, surgiu o “Humanos na Ciência”, um projeto de ensino desenvolvido por docentes e discentes do campus Alta Floresta, que tem como objetivo promover discussões sobre os temas mencionados, por meio de rodas de conversa e de outros tipos de intervenções. Hoje, às 18h, será realizada a primeira versão do evento em formato online, por meio de uma live no YouTube. Micaela ressaltou que essa adaptação foi necessária em decorrência da pandemia de CoViD-19, que ocasionou a suspensão das atividades presenciais.

A live contará ainda com a participação da professora Lélica Lacerda, da UFMT, do defensor público do estado de Mato Grosso, Vinícius Ferrarin, e a Íris, uma aluna do curso superior em Administração. O evento será mediado por Oseia Bier, professora de filosofia do IFMT – Campus Alta Floresta. “Eu considero extremamente importante o debate sobre o preconceito contra a população LGBTQIA+. Há, todos os dias, pessoas trans, bissexuais e homossexuais sofrendo inúmeros tipos de violência, até mesmo dentro de sua própria casa. Enquanto esse tema for tabu, não será possível conscientizar a sociedade de que a orientação sexual de uma pessoa diz respeito somente a ela, e não interfere em seu caráter ou na sua competência para o trabalho. É por isso que nós, membros do projeto Humanos na Ciência, acolhemos a sugestão de tema feita por nossos alunos e decidimos promover essa roda de conversa”, disse Micaela. Para participar da roda de conversa, basta se inscrever pelo site www.even3.com.br/homofobia/. O link para acesso ao canal do YouTube será enviado por e-mail aos participantes inscritos.

Sair da versão mobile