Site icon MatoGrossoAoVivo

UCT de Alta Floresta convida população para salvar vidas neste período de pandemia

(Last Updated On: 16 de julho de 2020)

Bruno Felipe
Da Reportagem

Devido à atual pandemia do novo Coronavírus, a Unidade de Coleta e Transfusão de Alta Floresta (UCT) só está realizando coletas mediante agendamento.

Em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário/MatoGrossoAoVivo, o coordenador Rafael Carvalho explicou que os interessados em fazer a doação devem entrar em contato com a unidade através do número do WhatsApp 66 98419 3613 e agendar o melhor horário para fazer a doação.

Ele afirmou que justamente devido a pandemia, poucos doadores tem procurado a unidade, mas salientou que todos os servidores estão cumprindo a risca as determinações das autoridades sanitárias no que tange o cumprimento de medidas de segurança à saude, sendo que todos os doadores que irem até a unidade deverão estar utilizando mascaras de proteção. Rafael ressaltou que uma única bolsa de sangue podem ajudar a salvar até 04 vidas. “A vida não para, pessoas continuam precisando de sangue! Mesmo sem dar as mãos a UCT/AF segue unida”, disse.

A situação do baixo estoque de bolsas não ocorre só em Alta Floresta. Conforme o site G1/MT divulgou recentemente o mesmo problema ocorre no Hemocentro de Mato Grosso, que é o banco de sangue público que atende unidades de saúde em todo o estado. Desde o início da pandemia, devido ao medo da Covid-19, o número de doadores diminuiu. Nesta quinta-feira (16), foi lançada uma campanha de coleta em parceria com o Ministério Público Estadual. Nessa ação, está agendado o atendimento de 70 pessoas por dia, já considerando as medidas de distanciamento social. Lembrando que não importa o seu tipo sanguíneo já que as transfusões ocorrem diariamente e por diversos pacientes.

Sair da versão mobile