Site icon MatoGrossoAoVivo

Governo realiza pesquisa para identificar parcela da população que já contraiu Covid-19

(Last Updated On: 16 de setembro de 2020)

Bruno Felipe / Com informações SES/MT

O objetivo é monitorar a infecção pela Covid-19 no Estado.

O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), começou a realizar ontem, quarta-feira dia 16 de setembro, uma pesquisa soro epidemiológica em dez municípios, incluindo Alta Floresta. O objetivo é monitorar a infecção pela Covid-19 no Estado.

O trabalho é coordenado pela equipe técnica da SES, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e conta com o apoio dos Escritórios Regionais e Secretarias Municipais de Saúde dos municípios envolvidos no estudo.

Em recente entrevista para a imprensa local, Sidney leal, Enfermeiro e Coordenador de vigilância Epidemiológica de Alta Floresta, explicou que as equipes da Secretaria de Saúde farão visitas a fim de realizar a coleta de sangue dos moradores para realizarem o teste gratuitamente. O sorteio foi feito aleatoriamente e os bairros e residências também foram escolhidos a critério do Estado.

A metodologia utilizada será a estratégia quantitativa e transversal e a realização se dará por meio de teste de sangue. “Com esse recorte amostral, será possível concluir qual é a prevalência da infecção em nosso estado, ou seja, quantos por cento da nossa população já teve contato com o vírus. Nesse sentido, contamos com a ajuda da imprensa na ampla divulgação à população desta pesquisa, para que os técnicos não tenham resistência na aplicação. É uma pesquisa bastante segura, com margem de erro de 3%”, avalia o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Na sexta-feira (11.09), passou a ser realizado nos municípios de Várzea Grande e Tangará da Serra o teste piloto que avaliará a amostra e adequações para o início da coleta de dados no dia 16 de setembro. A coleta de dados está prevista para acontecer até o dia 23 deste mês e, de acordo com a área técnica da SES, a redação final dos resultados deve ser divulgada em outubro.

Sair da versão mobile