Site icon MatoGrossoAoVivo

VÍDEO | Mais de mil bois morrem de frio rigoroso nos pastos de Mato Grosso do Sul

(Last Updated On: 17 de junho de 2023)

O prejuízo total é estimado em 3 milhões de reais.

Especialistas afirmaram que as mortes dos animais estão relacionadas à hipotermia severa e que o gado pantaneiro pode ser ainda mais afetado pelo frio.

Desde quarta-feira (14), 1.071 cabeças de gado em Mato Grosso do Sul morreram devido ao frio. Os produtores rurais tiveram um prejuízo estimado em cerca de R$ 3 milhões, de acordo com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

A maior parte das mortes ocorreu na região da Nhecolândia, no Pantanal sul-mato-grossense.

Equipes da Iagro estão visitando as propriedades com suspeitas de morte devido às condições climáticas, e já confirmaram 1.071 casos.

Dados do Inmet mostram que, na madrugada desta sexta-feira (16/6), os termômetros em Corumbá registraram 11°C, com sensação térmica ainda mais baixa: 9°C.

“Foram as temperaturas registradas mais baixas desse ano. E hoje é possível que ocorram mais mortes”, afirmou o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold.

No entanto, segundo Daniel, as mortes de animais não são tão incomuns na região do Pantanal e já foram registradas anteriormente.

Na manhã de Sexta-feira (16/6), aproximadamente 25 bezerros foram encontrados mortos em uma fazenda em Corumbá (MS), no Pantanal, devido ao frio. O prejuízo estimado pelo produtor rural foi de 40 mil reais.

Um fazendeiro, que preferiu não se identificar, informou que os animais estavam destinados ao Pantanal quando as águas baixassem na vazante, e seriam utilizados para criação e corte de gado. Os bezerros tinham entre cinco e oito meses de idade.

VEJA A REPORTAGEM DA TV MORENA/MS:

Em Campo Grande, a menor temperatura do ano foi registrada na quinta-feira (15/6), com 7,2ºC, igualando a marca do dia anterior, quarta-feira (14/6).

O frio continuará neste fim de semana, mas começará a esquentar a partir de segunda-feira (19/6). O outono dará lugar ao inverno com chuvas, porém sem previsão de novas ondas de frio como as desta semana.

Sair da versão mobile