Uma operação da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Rondonópolis resultou, na tarde desta terça-feira (16.6), na prisão de um homem de 36 anos apontado como membro de uma facção criminosa. O suspeito, que possuía dois mandados de prisão em aberto, foi capturado após um trabalho de monitoramento que revelou o descumprimento sistemático de medidas judiciais.
Investigação e cerco ao suspeito
As diligências da Polícia Civil tiveram início após o monitoramento de um endereço no bairro Jardim Progresso. Durante a vigilância, os investigadores flagraram o momento em que o investigado, que utilizava uma motocicleta Honda CG 160 Titan preta, trocou de veículo para um VW Up branco, saindo do local em alta velocidade. A equipe seguiu o suspeito de forma velada até o bairro Santa Clara, onde a abordagem foi efetuada no momento em que ele estacionava em uma empresa na Rua José Barriga.
Mandados e histórico criminal
O homem, que possui uma condenação remanescente de 40 anos, oito meses e 26 dias de reclusão por roubo qualificado, teve a regressão cautelar de regime decretada pela Quarta Vara Criminal de Rondonópolis. A decisão judicial foi motivada pela reincidência no descumprimento das regras do monitoramento eletrônico, com o registro de 77 violações de área de inclusão em um período de apenas 90 dias.
Além da regressão de regime, o suspeito foi alvo de um mandado de prisão preventiva expedido pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias, que apura seu envolvimento com tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. A DHPP também investiga a participação do homem em outros crimes de competência da delegacia especializada ocorridos na região.
Apreensões e flagrante
No momento da abordagem policial, o suspeito tentou destruir seu aparelho celular para impedir o acesso a dados sigilosos, mas foi contido e imobilizado pelos agentes. Com ele, as autoridades apreenderam diversos itens, incluindo a tornozeleira eletrônica rompida, R$ 500 em espécie, uma balança de precisão, uma lâmina de estilete e cinco porções de cocaína, além de resíduos da substância encontrados em um prato.
Após a prisão, o investigado foi conduzido à unidade policial para a formalização dos procedimentos legais e permanece à disposição do Poder Judiciário. O caso segue sob investigação para identificar outros possíveis desdobramentos das atividades ilícitas atribuídas ao grupo criminoso na cidade.
Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de Policia Civil MT – MT
