Site icon MatoGrossoAoVivo

Atividades de 29 institutos federais poderão ser interrompidas por corte de verbas

(Last Updated On: 17 de setembro de 2020)

Bruno Felipe / Com informações Terra e Estadão

De acordo com ofícios obtidos pelo Estadão, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, teria alertado o Ministério da Economia sobre a possibilidade de ter que interromper aulas em 29 institutos federais por causa de um corte de R$ 1,57 bilhão no orçamento da pasta deste ano.

O ministro atribuiu o pedido de bloqueio dos recursos à Secretaria de Governo, comandada por Luiz Eduardo Ramos, articulador político do Palácio do Planalto.

Ribeiro aponta “risco de imagem” ao governo, pois alguns institutos federais têm retomado atividades, ainda que remotamente, após promessa do governo federal de apoiar estudantes de baixa renda ao fornecer equipamentos e internet. A paralisação afetaria 175 mil alunos. Ao pedir para barrar o bloqueio do orçamento, a Educação argumenta que já enviou mais de R$ 66 milhões a 40 institutos e escolas técnicas para ações de “desenvolvimento e modernização” destas instituições. Segundo nota técnica da pasta, haveria “prejuízos incalculáveis a formação dos alunos”, pois o recurso já está sendo executado.

Sair da versão mobile