Site icon MatoGrossoAoVivo

Pré-natal garante a saúde da mãe e do bebê

(Last Updated On: 18 de junho de 2018)

Em todas as fases da vida a mulher deve se cuidar para manter a saúde em dia. Além de criar hábitos saudáveis no dia a dia, como prática regular de exercícios físicos e alimentação saudável, os especialistas recomendam a realização de exames de rotina, o conhecido check-up feminino.

Para uma gestação tranquila, as mulheres que querem ser mãe devem iniciar os cuidados antes mesmo de engravidar, é o que informa o Doutor Jurandir Passos, médico ginecologista que compõe o corpo clínico do Laboratório Cedic Cedilab. “Muitas mulheres apresentam algumas doenças sem apresentar sintomas, como diabetes e disfunções na tireoide. Por isso, é importante avaliar o estado de saúde antes de engravidar”, alerta. Os dois são realizados através de uma amostra de sangue.

Nos primeiros meses de gravidez a mulher deve procurar um obstetra para iniciar os cuidados pré-natal. Nesta fase serão solicitados uma série de exames essenciais, como o de tipagem sanguínea e o fator RH paradetectar se há algum risco de incompatibilidade entre o sangue da mãe e da criança.

Também é solicitado o hemograma completo, exame de sangue que irá detectar anemia ou alguma infecção através da sorologia, como sífilis, HIV, rubéola, citomegalovirose, hepatites e toxoplasmose, além disso também é solicitado o exame de urina para detectar uma possível infecção urinária. “A recomendação é que os exames sejam repetidos de 3 em 3 meses, mas caso algum deles esteja alterado ele deverá ser repetido numa frequência maior”, sinaliza o Dr. Jurandir.

A partir da oitava semana, a mãe pode realizar o tão esperado exame de sexagem fetal, onde é possível descobrir o sexo do bebê. Ele é realizado através de uma amostra de sangue da mãe. “Caso seja detectado no sangue da mãe o cromossomo Y, infere-se que o bebê é do sexo masculino, mas, se ele não é detectado, entende-se que a criança é do sexo feminino”, explica.

Outro exame indicado para as gestantes é o Nipt (Teste Pré-Natal Não Invasivo), que pode ser realizado a partir da nona semana. Com o Nipt, é possível fazer uma triagem para identificar se o feto possui alto ou baixo risco para trissomia 13 (Síndrome de Patau), trissomia 18 (síndrome de Edwards) e trissomia 21 (Síndrome de Down). “O exame é feito através de uma amostra de sangue da mãe, caso seja atestado o alto risco, a confirmação será feita através da análise de uma colheita de líquido amniótico do neném”, detalha Passos.

Sobre o Cedic Cedilab

Atuante na área de medicina diagnóstica em Mato Grosso, o Cedic Cedilab possui mais de 20 anos de tradição na oferta das melhores soluções em exames laboratoriais e diagnóstico por imagem em um só local, garantindo conforto e conveniência ao paciente. São mais de três mil tipos de procedimentos oferecidos em seis unidades de atendimento em Cuiabá e Várzea Grande. Todos eles são garantidos e acreditados por programas como PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos) e o PELM (Proficiência em Ensaios Laboratoriais). Para mais informações acesse o site www.cediccedilab.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (65) 3319-3319.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Pré-natal garante a saúde da mãe e do bebê
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]

[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]
[metaslider id=5245]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Sair da versão mobile