Site icon MatoGrossoAoVivo

Recuperandos iniciaram combate às chamas

(Last Updated On: 18 de agosto de 2020)

Bruno Felipe / Com informações SESP/MT

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP) do estado de Mato Grosso informou que 10 recuperandos do Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas começaram a atuar no combate às chamas na região urbana de Poconé, na sexta-feira (14/08).

Apesar de ser uma atuação voluntária, a informação divulgada é que os presos que atuarem no município terão remição de pena: a cada três dias trabalhados equivalem a menos um dia de pena. A atuação dos reeducandos será acompanhada pelos policiais penais, além do monitoramento por tornozeleira eletrônica.

A atuação dos presos teve início após intenso treinamento no Corpo de Bombeiros Militar (CBM), em Cuiabá, tornando possível a formação dos recuperandos atuando como brigadistas. Os presos ficarão à disposição do município durante um período de dez dias, o suficiente para novas turmas de recuperandos voluntários serem capacitadas e assim, também atuarem na cidade. “Trata-se de um trabalho voluntário, em que pesquisamos quem gostaria de participar. E esse é um diferencial, já que o magistrado que analisar o processo pode ver que esse preso atuou voluntariamente no combate aos incêndios na região do Pantanal”, pontuou o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores.

Com uma diminuição das queimadas na região graças à Operação Pantanal II, o trabalho dos reeducandos será mantido. Neste final de semana, por exemplo, os presos fizeram o asseio das pontes da Transpantaneira como forma de evitar novas queimadas. “A gente está aqui para ajudar o Pantanal mato-grossense e a população de Poconé e a gente vai dar o melhor sem medir esforços, agarrando essa oportunidade com unhas e dentes para a gente ajudar a sociedade”, disse um dos recuperandos.

Sair da versão mobile