Site icon MatoGrossoAoVivo

Profissionais da saúde recebem capacitação sobre o diagnóstico precoce da hanseníase

(Last Updated On: 18 de setembro de 2018)

Bruno Felipe / Da Reportagem

Foi realizada ontem (17/09), no Sindicato Dos Servidores Públicos Municipais De Alta Floresta MT (Sispumaf), uma capacitação para médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do polo de Alta Floresta onde fora ministrado uma palestra com a dermatologista especialista em hanseníase Dr. Maria Kátia. Para a reportagem do Jornal O Diário, Kátia disse que durante muitos anos apenas dermatologistas poderiam diagnosticar a doença da hanseníase e atualmente a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o diagnóstico precisa ser de conhecimento de todos os médicos da rede. A especialista que é professora de dermatologia pela UFRJ e trabalha eventualmente para o Ministério da Saúde desde 1992, salientou que se o paciente for tratado perto de sua residência, isso facilitará o controle e permitirá um diagnóstico precoce. “Então o objetivo é que todos os profissionais da saúde de nível superior saibam que doença é essa, como reconhecer e tratar, para que o tratamento aconteça no Posto de Saúde mais perto da casa do paciente”, disse a professora em entrevista ao Jornal O Diário.

O fisioterapeuta do Centro de Hanseníase de Alta Floresta, André de Brito, disse que a palestra ministrada irá somar com os conhecimentos dos profissionais para buscar-se a distinção de outras doenças de uma forma mais rápida e eficaz. “Então ela veio para estar capacitando os profissionais para estar melhorando o atendimento ao usuário do SUS”, disse André em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário. Participaram da capacitação 2 dentistas, 4 fisioterapeutas e 1 fisioterapeuta ocupacional, além de médicos e enfermeiros, sendo que alguns profissionais vieram dos municípios de Apiacás, Nova Bandeirantes, Monte Verde, Paranaíta e Carlinda.

A hanseníase é causada por infecção e afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos. Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés. A doença pode ser curada com 6 a 12 meses de tratamento com uso de medicamentos. Vale lembrar que o tratamento precoce evita deficiência.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Profissionais da saúde recebem capacitação sobre o diagnóstico precoce da hanseníase
FONTE: DIÁRIONEWS
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]

[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]
[metaslider id=5245]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Sair da versão mobile