Site icon MatoGrossoAoVivo

Patrono da probidade

(Last Updated On: 18 de novembro de 2018)

Vicente Vuolo

A escolha do juiz Sergio Moro para ministro da Justiça e Segurança Pública do presidente eleito Jair Bolsonaro é, na verdade, um atendimento a um clamor popular pelo fim da corrupção endêmica no país.  A pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas realizada entre os dias 3 e 5 de novembro aponta que 82,6% dos entrevistados responderam que Moro “acertou” em aceitar o convite de Bolsonaro para a pasta da Justiça.
A presença de Moro no Ministério mais importante do país (é o ministro da Justiça que dá posse aos demais ministros) nos traz a certeza que será prioridade do futuro governo combater os crimes de colarinho branco no alto escalão e o império do crime organizado. Afinal, como magistrado, Moro condenou 139 figurões e um ex-presidente da República.
Paranaense de Ponta Grossa, formou-se em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e concluiu mestrado e doutorado na Universidade Federal do Paraná. Nos Estados Unidos, cursou o programa para instrução de advogados da Harvard Law School nos programas de estudos sobre lavagem de dinheiro.

“Aclamado por onde passa, Sergio Moro pode ser considerado, pelas suas realizações, o Patrono da probidade no país”

Aclamado por onde passa, Sergio Moro pode ser considerado, pelas suas realizações, o Patrono da probidade no país. Devido à alta repercussão internacional dos seus feitos da Operação Lava-Jato, o Juiz Sergio Moro ficou grande demais para se limitar ao trabalho de uma primeira instância do Judiciário.
A partir de 2019, o brilhante magistrado terá a agenda mais desafiadora da história recente do governo brasileiro: mudar a cultura de troca de favores e a prática comum do enriquecimento ilícito. Será, portanto, uma expansão do seu trabalho na luta contra o crime organizado para nível nacional.
O ministério de Moro vai voltar a englobar a área da segurança pública, um dos maiores desafios do novo governo. Especula-se também que a pasta vai se fundir com a Secretaria de Transparência e Combate à Corrupção, a Controladoria Geral da União e o Coaf. O que poderia ser transformado num superministério.
Como se vê, a expectativa de implantação de uma forte agenda de combate à corrupção é grande. Mas Moro também terá outras batalhas não menos importantes para enfrentar, tal como a redução dos índices de criminalidade.
Se terá sucesso ou não, vai depender de vários fatores. Capacidade ele tem!
Mas o sucesso da luta contra a corrupção depende muito mais de cada um de nós, homens e mulheres simples e comuns. Dos gestos de cada cidadão, em um país que se acostumou com a corrupção. As grandes e pequenas. A fila dupla no estacionamento, o fura-fila, o jeitinho fora da lei, o “erro” ao passar o troco…Cada um de nós tem responsabilidade. Chegou o momento de mudar essa cultura do atraso. Vamos acreditar que vale a pena ser honesto.
 O sucesso de Moro será o sucesso do Brasil.
Vicente Vuolo é servidor de carreira do Senado Federal, economista e cientista político. E-mail: vicentevuolo10@gmail.com Patrono da probidade Patrono da probidade Mas o sucesso da luta contra a corrupção depende muito mais de cada um de nós, homens e mulheres simples e comuns.

___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Patrono da probidade
FONTE: RD NEWS
___________________________________________






___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]
[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]

Deixe seu comentário ao final da página e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Sair da versão mobile