Ícone do site MatoGrossoAoVivo

Senador Weverton Rocha é alvo da PF em ação sobre fraudes no INSS

Brasília – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18/11), nova etapa da Operação Sem Desconto e incluiu entre os alvos o senador Weverton Rocha (PDT-MA), vice-líder do governo Lula no Senado.

De acordo com informações obtidas junto à PF, o parlamentar é destinatário de mandado de busca e apreensão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As diligências estão relacionadas ao esquema conhecido como “farra do INSS”, que investigou descontos não autorizados em benefícios de aposentados e pensionistas.

No total, os agentes cumprem 52 mandados de busca e apreensão e 16 de prisão preventiva, além de outras medidas cautelares. As ordens judiciais são executadas simultaneamente nos seguintes estados e no Distrito Federal:

A investigação aponta que a rede de fraudes promovia a inclusão irregular de descontos em folha de pagamento do Instituto Nacional do Seguro Social, beneficiando empresas e intermediários que ofereciam serviços ou produtos sem autorização dos segurados. Segundo a Polícia Federal, o grupo atuava em diferentes regiões do país, o que levou à necessidade de ações coordenadas em vários estados.

Embora o teor dos mandados permaneça sob sigilo, fontes ligadas à investigação afirmam que a participação de agentes políticos e servidores públicos é considerada relevante para o andamento das fraudes. O senador Weverton Rocha teve endereços ligados a ele vasculhados pelos policiais federais na tentativa de reunir documentos, celulares e computadores que possam comprovar eventual envolvimento no esquema.

A Operação Sem Desconto é acompanhada pelo Ministério Público Federal, que sustenta haver evidências de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Os investigados poderão responder ainda por peculato e inserção de dados falsos em sistemas informatizados de administração pública.

Até o momento, a assessoria de Weverton Rocha não se manifestou sobre a operação. A defesa do parlamentar será notificada oficialmente após o cumprimento dos mandados e terá prazo legal para apresentar esclarecimentos ao STF.

A Polícia Federal informou que novas apreensões de bens e bloqueios de ativos financeiros poderão ocorrer conforme a análise do material coletado nas buscas desta quinta-feira. Os investigadores não descartam futuras fases da operação.

Este texto será atualizado à medida que surgirem novas informações sobre a ação policial e eventuais pronunciamentos dos envolvidos.

Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de Mato Grosso Ao Vivo

Sair da versão mobile