Página Inicial / Notícias do Estado / Julgamento de PM envolvido na chacina de Osasco continua nesta quarta-feira

Julgamento de PM envolvido na chacina de Osasco continua nesta quarta-feira

O julgamento do policial militar Victor Cristilder Silva dos Santos entra no segundo dia (28) com o depoimento de 16 testemunhas de acusação e de defesa. Ontem (27) foram ouvidas quatro testemunhas de acusação, três delas policiais responsáveis pela investigação e outra, uma vítima da chacina. A expectativa era ouvir 25 testemunhas, mas duas delas foram dispensadas e as outras três, entre elas, duas protegidas e que embasaram toda a investigação, não foram encontradas para falar ao júri popular.

O policial Cristilder, como é mais conhecido, está sendo julgado por participação nas chacinas de Osasco e Barueri, ocorrida em agosto de 2015 e que provocou 17 mortes. Ele será julgado em júri popular, composto por quatro homens e três mulheres. Ontem, durante o júri, Cristilder não manifestou qualquer emoção – ficou o tempo todo fazendo anotações em um caderno -, em algumas oportunidades, chamava seu advogado para fazer sugestões ou questionamentos às testemunhas.

Depois de serem ouvidas todas as testemunhas, o réu será interrogado. Em seguida, acontece as fases de debates da defesa e da acusação. Só então o júri popular se reunirá para decidir se condena o policial militar por participação nas mortes. O júri será presidido pela juíza Élia Kinosita Bulman. A previsão inicial é que o julgamento se estenda até sexta-feira.  

Segundo a acusação, o policial teria trocado mensagens no celular com um guarda municipal para avisar o horário da chacina. Além disso, ele teria dirigido um dos carros utilizado no massacre e efetuado disparos com armas de fogo contra as vítimas. Ele foi acusado por oito mortes  de reclusão e por tentativa de homicídio.

A base da investigação policial é o depoimento de uma testemunha protegida, chamada de Beta. Essa testemunha contou aos policiais ter sobrevivido a uma chacina em Carapicuíba no dia 8 de agosto, episódio que ficou conhecido como pré-chacina de Osasco. A ação ocorreu uma semana antes das chacinas de Osasco e Barueri. Beta reconheceu o policial Cristilder, que ela chama de Boy, autor do disparo que matou o seu amigo, com quem estava na noite do crime. Cristilder, aliás, responderá também por esse crime em um julgamento em data a ser definida.

A testemunha, segundo a acusação, reconheceu o carro que Cristilder usou na chacina de Carapicuíba como o mesmo utilizado na chacina de Osasco. A defesa de Cristilder tenta, nesse júri, desacreditar a testemunha, dizendo que ela deu diversas informações que não foram depois comprovadas pela investigação. A defesa também argumenta que a testemunha pode ter se confundido no reconhecimento, já que Boy também é apelido de um outro policial, parecido fisicamente com Cristilder.

No primeiro julgamento, os sete jurados decidiram condenar os policiais militares Fabrício Emmanuel Eleutério à pena de 255 anos, 7 meses e 10 dias de prisão e Thiago Barbosa Henklain com a sentença de 247 anos, 7 meses e 10 dias, além do guarda civil Sérgio Manhanhã condenado à 100 anos e 10 meses. As penas somam mais de 600 anos. 

Os dois policiais foram acusados de terem disparado contra as vítimas e respondiam por todas as mortes e tentativas de assassinato. O guarda civil, segundo a acusação, teria atuado para desviar viaturas dos locais onde os crimes ocorreram e foi denunciado por 11 mortes. Eles responderam por homicídio qualificado, por motivo torpe, com emprego de recurso que dificulta as perdas das vítimas e praticado por grupo de extermínio, além de responderem pelo crime de formação de quadrilha.

As mortes, segundo a acusação feita pelo Ministério Público, teriam ocorrido como forma de vingança pelo assasinato de um policial militar e de um guarda civil naquele mesmo mês. Segundo a acusação, os agentes de segurança se reuniram e decidiram fazer uma chacina.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Julgamento de PM envolvido na chacina de Osasco continua nesta quarta-feira
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.


GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » REDAÇÃO DO SITE

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Que tal ler esta?

Santa Cruz-PE vence o Atlético-AC no Arruda

Compartilhar com WhatsApp O Santa Cruz alcançou a primeira vitória na Série C. No encerramento …

Deixe aqui seu comentário!

%d bloggers like this: