Página Inicial / Notícias do Estado / FAKE NEWS: TRE alerta que eleitos poderão ser cassados na eleição em MT

FAKE NEWS: TRE alerta que eleitos poderão ser cassados na eleição em MT

O combate às fake news (notícias falsas) nas eleições foi o tema da entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (1º de março), na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), durante o Fórum de Propaganda Eleitoral nas Mídias Sociais. Participam do evento presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do país, que integram o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), magistrados e especialistas.

 

O presidente do TRE-MT, Márcio Vidal, desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que também preside o Coptrel, falou da importância da cooperação de todos para a garantia da lisura e isonomia do processo eleitoral. Para o magistrado, uma das preocupações é encontrar métodos eficazes para combater as fake news. “Estamos imbuídos em encontrar ferramentas tecnológicas para minorar as notícias falsas. Vamos levantar os problemas, verificar os pontos vulneráveis e encontrar soluções que possam combater as pessoas que insistem em cometer crimes que estão previstos no Código Penal. É um crime contra a honra, difamação, injúria, calúnia e também responsabilidade civil, como danos morais com reflexo no processo eleitoral”, discorreu.

 

Segundo Vidal, há duas formas para coibir os autores de fake News: de forma repressiva, por meio do Código Penal – crimes contra a honra e com a prevenção. “A justiça eleitoral não tem dúvida em termos de agir e atuar repressivamente, mas os maiores esforços serão concentrados na prevenção. A preocupação é no sentido de reduzir a violação às regras jurídicas”.

 

O mestre e doutor em Direito do Estado pela PUC-SP, professor em Direito Eleitoral Diogo Rais pesquisa o tema internet e eleições há seis anos. Ele afirma que internet não é terra de ninguém e que é importante perceber o papel de cada usuário no meio virtual. “Quando compartilhamos ou escrevemos algo somos nós que estamos fazendo. De toda forma temos a mesma responsabilidade de quando falamos algo em qualquer lugar. No cenário digital temos a falsa sensação de distância e de anonimato, que na verdade não existe e o grau de intensidade é menor que no mundo real. Uma vez que é muito mais difícil descobrir de onde vem um panfleto anônimo do que uma postagem ou perfil anônimo. É muito mais fácil rastrear num cyberespaço”.

 

O ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Geraldo Og Fernandes informou que o órgão superior eleitoral já vem trabalhando a questão relacionada às fake news há algum tempo e tem tido a preocupação de lidar com as novidades do processo eleitoral. “O TSE constituiu uma comissão para estudar e examinar as consequências, como fazer a interface entre a Justiça Eleitoral e o uso das mídias eletrônicas de uma maneira inadequada”.

 

O TRE-MT vai atuar em conjunto com magistrados, Ministério Público, Polícia Federal, Tecnologia da Informação e Comunicação de todos os tribunais do país. Será formado um Comitê que vai procurar municiar os magistrados e envolvidos no pleito 2018.

 

Para o candidato que infringir a lei ele corre o risco de constituir abuso de poder econômico e ser penalizado com a cassação. O eleitor deve ter mais precaução e procurar, na medida do possível, a veracidade de determinadas matérias e não compartilhar falsas noticias porque, assim, acaba-se sendo instrumento na mão de quem faz fake news.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:FAKE NEWS: TRE alerta que eleitos poderão ser cassados na eleição em MT
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.


GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » REDAÇÃO DO SITE

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Que tal ler esta?

Renato celebra sua centésima partida pela Série B

Compartilhar com WhatsApp São 46 vitórias, 24 empates, 30 derrotas e 11 gols marcados. Esse …

Deixe aqui seu comentário!

%d bloggers like this: