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Energia Elétrica lidera ranking de atendimento presencial no Procon Estadual

O Procon Estadual registrou 2.491 atendimentos em fevereiro. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 1.651 registros, enquanto que pelo atendimento online – www.consumidor.gov.br – foram 840 reclamações em Mato Grosso.

 

No Sindec, o campeão de reclamações foi a categoria “Serviços Essenciais”, com 952 registros. Liderando o setor está “Energia Elétrica”, com 471 atendimentos, seguindo por “Água e Esgoto”, que teve 277 registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, com 119 reclamações.

 

O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor “Assuntos Financeiros” com 272 reclamações, registrando 66 procedimentos para a categoria “Banco Comercial”, 56 para “Cartão de Crédito” e 54 para “Outros Contratos”.

 

A área “Produtos” está em terceiro lugar do ranking, com 213 atendimentos: 34 para “Telefone” (Convencional, Celular,Interfone,etc) , 24 para “Eletrônico Importado” e 10 para “Artigo de Cozinha” (Coifa, Exaustor, Panela, Talher, Filtro de Café, Porta-Filtro, Louças, etc).

 

Já o setor “Serviço Privados”, com 160 registros, ocupa a quarta posição, com 28 procedimentos para “Escola” (Pré, 1°,2° Graus e Superior), 18 para “Estabelecimento Comercial” (Supermercado, Loja, Padaria, Locadora,Frutaria,etc) e 15 para “Agências e Operadoras de viagens” (Pacote turístico).

 

O setor “Saúde” ocupa o quinto lugar do ranking com 26 reclamações, seguindo pela área “Habitação” com 18 reclamações. A última posição do ranking é ocupada pela categoria “Alimentos”, com dez reclamações.

 

Integram o banco de dados do Procon Estadual os registrados efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, do Ganha Tempo do CPA, da Assembleia Legislativa e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.

 

Atendimento online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br. O Procon registrou 840 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking, com 373 registros; em segundo lugar estão ”Serviços Financeiros”, com 268 reclamações; e em terceiro, ”Produtos de Telefonia e Informática”, com 106 registros.

 

Na quarta posição da plataforma, está a categoria “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 29 reclamações e, em quinto lugar, aparece a categoria “Transportes”, com 24 reclamações. O sexto lugar é ocupado pela área “Demais Produtos”, com 18 registros, e o sétimo pela categoria “Demais Serviços”, que teve 13 registros. Em oitavo lugar, com quatro reclamações, está a área “´Saúde” seguida por “Educação” em nono lugar ,que obteve três registros.

 

As categorias “Alimentos” e “Turismo/viagens” obtiveram uma reclamação registrada, já “Água, energia e gás’’ e “Habitação’’ não tiveram registro no mês de fevereiro na plataforma www.consumidor.gov.br.

 

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

 

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, no Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h, e no posto do Ganha Tempo do CPA, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.



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FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
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