Notícias do Estado

Secretária executiva da Saúde destaca momento de reconstrução do SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS), que chega aos 30 anos, passa por um momento de reconstrução em Mato Grosso. Esta foi a tônica da participação da secretária Executiva de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), Fátima Ticianel, na abertura do XXI Encontro de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Mato Grosso (Cosems/MT), evento que ocorre de 06 a 08 de março em Cuiabá.

“Como primeira premissa, o SUS, ao se tornar um adulto jovem, tem muito para comemorar, mas precisa melhorar e revigorar algumas áreas, e é isso que a atual gestão está fazendo”, afirmou a secretária, convocando os trabalhadores da saúde para o resgate da luta ativista em defesa do SUS.

Representando a SES, Fátima Ticianel defendeu o exercício da prática da transformação no dia-a-dia dos trabalhadores, valorizando cada processo de trabalho no sentido de rever as práticas e reajustar tudo aquilo que tenha sido desvirtuado no SUS. “E que o cidadão usuário seja de fato o nosso foco no exercício de nossas funções no Sistema Único de Saúde”, enfatizou.

Reconhecendo os grandes desafios a serem enfrentados nesse processo de reconstrução do SUS, a secretária executiva da SES destacou a cobrança de muitos profissionais e gestores do setor e que são comprometidos com o SUS fazem no aspecto da integralidade, cuidado com a saúde, sempre na perspectiva da construção coletiva e consciente.

“E minha tarefa hoje aqui é justamente falar um pouco da importância deste encontro para o cotidiano do SUS. Temos que reconhecer a capacidade de mobilização do Cosems para reunir todo ano tantas pessoas num único lugar para discutir a saúde pública e precisamos desse poder de mobilização para resgatarmos o nosso papel de militantes do SUS, que defendem um sistema público estatal de qualidade”.

Sobre as dificuldades que se arrastam ao longo dos últimos anos e agravadas por diversos fatores, Fátima Ticianel reconheceu o momento de fragilidade e defendeu a regionalização do SUS. Ela reconheceu que os municípios cumprem com o dever de casa e investem mais de 25% de recursos, porém, alertou para a necessidade de adesão ao processo de regionalização.

“Quando falamos de municípios, os gestores devem ter a consciência de que Cuiabá não é a única referência. A regionalização é a possibilidade de reverter e ajudar Cuiabá e Várzea Grande a melhorar o seu processo de trabalho. Neste sentido, a atenção primária é o setor mais importante e a regionalização permite melhorar a inserção e a equidade”.

Na oportunidade, a secretária Executiva propôs a criação de uma pauta entre a SES e os secretários de municípios sede para traduzir melhor em números e dados a demanda por serviços de média e alta complexidade. “Precisamos de números e dados para um diagnóstico sobre o que está acontecendo em relação ao encaminhamento de pacientes para Cuiabá e Várzea Grande. Decisões só poderão ser tomadas com base em indicadores”, finalizou Fátima Ticianel, que assumiu dias atrás os escritórios regionais da SES e a Escola de Saúde Pública (ESP).

Encontro

A abertura do encontro foi conduzida pela presidente do Cosems/MT, Silvia Regina Cremonez Sirena, que destacou a importância do evento para discussão de temas relevantes como financiamento, repasses aos municípios entre outros desafios dos SUS em Mato Grosso. Ela ainda destacou a exposição com 70 trabalhos que revelam boas práticas que vem sendo implementadas pelos municípios na rede básica de saúde e também produções acadêmicas.

A abertura contou com a participação do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, secretários de saúde de Cuiabá e Várzea Grande, respectivamente Elizeth Lúcia de Araújo e Diógenes Marcondes, além de 500 participantes entre secretários municipais de saúde e técnicos.

O encontro segue nesta quarta-feira (07) com mesas redondas sobre o E-SUS, programa Telessaúde, além de Assembleia Geral do Cosems/MT. Já na quinta-feira (08), reunião da CIB estadual e atendimento para solução de dúvidas sobre financiamento do SUS.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Secretária executiva da Saúde destaca momento de reconstrução do SUS
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″][toggle title=”SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO” state=”open”]Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.[/toggle]

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

PERGUNTINHA DO MÊS:

Os votos que foram distribuídos aos 6 candidatos em condições de representar Alta Floresta, que poderia ter elegido pelo menos um deputado estadual, você acha que a região mereceu ficar sem nenhum representante local na Assembleia Legislativa?

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

SIGA-ME OS BONS…

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: