Página Inicial / Notícias do Estado / Comunidade universitária defende continuidade da obra do Hospital Universitário

Comunidade universitária defende continuidade da obra do Hospital Universitário

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participou, na tarde desta terça-feira (27), da audiência pública para debater a importância da retomada das obras do novo Hospital Universitário (HU) realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT). A atividade contou com a participação efetiva dos diversos setores da comunidade universitária – estudantes, técnicos-administrativos e professores –, que encamparam, de forma conjunta, a luta pela continuidade da construção do hospital, cujas obras estão paralisadas.

Após o debate, foi sinalizado o agendamento de uma reunião entre a presidência da Assembleia, a Reitoria da UFMT e o governo do Estado buscando a definição de aporte financeiro para a contratação de uma empresa que elaborará e gerenciará os projetos técnicos de retomada das obras, com o fim de elaborar o edital de licitação. A perspectiva é de que o encontro aconteça já na próxima semana,

O vice-reitor da UFMT, professor Evandro Soares, enfatizou a importância social da nova unidade de saúde. “Além de ampliar o atendimento, principalmente nas esferas de média e alta complexidade, o novo HU exercerá um papel fundamental no tripé ensino, pesquisa e extensão, com a expansão das vagas no curso de Medicina e potencialidade de ofertas de novos cursos na área da saúde. O principal avanço obtido nesta oportunidade foi a construção dessa agenda, um passo fundamental para a continuidade desse processo”, observou.

O propositor da audiência, deputado Guilherme Maluf, destacou o comprometimento da UFMT no convênio. “A Universidade cumpriu sua parte e, para o prosseguimento, é preciso, de forma dialogada, resolver os entraves que inviabilizam a continuidade da obra. Por isso, a mobilização foi muito importante, tanto para esclarecimento de pontos estratégicos, quanto nessa articulação entre as partes para discutir alternativas e, principalmente, soluções. O entendimento comum é de que esta obra é necessária para a sociedade mato-grossense e estamos empenhados em conclui-la”, reforçou.

Representando a Secretaria de Estado de Cidades (Secid), o presidente da Comissão de Retomada das Obras, Adelmo Daniel de Barros, reforçou a necessidade de atualização dos projetos, relacionando adequações que precisam ser efetuadas. “No cenário atual, a contratação de uma empresa de consultoria e gerenciamento de projetos é imprescindível para assegurar a continuidade da obra”, afirmou.

O presidente da Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), professor Reginaldo Araújo, defendeu a necessidade de se manter hospitais e unidades de saúde totalmente públicas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e a Instituição ser referência em diversos aspectos da saúde pública e no campo de pesquisa. “A participação nesta audiência se deve ao entendimento da importância dessa obra para a sociedade mato-grossense”, sintetizou.

Também estiveram presentes na audiência pública o atual superintendente do Hospital Júlio Müller, professor Hildevaldo Monteiro Fortes; o chefe de Unidade de Clínica Médica do HUJM, professor José Carlos do Amaral Filho; a diretora da Faculdade de Medicina (FM), professora Bianca Borsatto Galera; o secretário de Infraestrutura da UFMT, professor Roberto Perillo; o coordenador de Engenharia e Arquitetura da UFMT, José Guilherme da Silva Moura, a chefe da Auditoria Interna da UFMT, Cendyi de Barros do Prado; representantes do Fórum Permanente de Saúde e do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (Sintuf);  e estudantes de graduação dos cursos de Medicina, Enfermagem, Física e Saúde Coletiva.

https://www.googletagservices.com/tag/js/gpt.js

var googletag = googletag || {};
googletag.cmd = googletag.cmd || [];



googletag.cmd.push(function() {
googletag.defineSlot(‘/5831891/CadernoAgricolaTopo’, [728, 90], ‘div-gpt-ad-1522205233058-0’).addService(googletag.pubads());
googletag.pubads().enableSingleRequest();
googletag.enableServices();
});



googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘div-gpt-ad-1522205233058-0’); });



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Comunidade universitária defende continuidade da obra do Hospital Universitário
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.


GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » REDAÇÃO DO SITE

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Que tal ler esta?

Ponte Preta vence o Criciúma por 1 a 0

Compartilhar com WhatsApp A Ponte Preta alcançou a primeira vitória na Série B 2018. No …

Deixe aqui seu comentário!

%d bloggers like this: