Últimas

Em mês de vacinação, mais estados serão reconhecidos como ‘Livre de Febre Aftosa’

Kariny Santos

O mês de maio no Estado de Mato Grosso, é carimbado como o mês da primeira vacinação do ano de febre aftosa, onde serão vacinados os animais de mamando a caducando, porém este ano um diferencial, o mês será marcado pelo reconhecimento do Brasil pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), como país livre de febre aftosa com vacinação. Isso se deve à certificação que será entregue aos estados do Amapá, Amazonas, Roraima e parte do Pará, áreas que ainda não possuem o reconhecimento internacional.

Conforme o chefe interino da unidade local do Indea Luiz Cume, o estado de Mato Grosso já possui o título, porém a conquista é mais um passo para a erradicação da vacina no país, “a expectativa do reconhecimento nacional do Brasil como livre da febre aftosa com vacinação é de que essa condição viabilize a expansão do mercado de carne produzido no país tanto de bovino, quanto de suíno”, explicou o chefe que destacando que a expectativa é de que em cerca de três anos o estado seja livre da vacinação, “é muito importante que o produtor faça o seu papel, cumpra com o seu dever nestes próximos três anos para que o Brasil seja conhecido internacionalmente como livre da febre aftosa, sem vacinação”.

Em maio, do dia 01 a 31 será realizada a primeira etapa da vacinação, onde todo o rebanho de mamando a caducando deve ser vacinado. A febre aftosa (FA, nome em latim Aphtae epizooticae) é uma doença viral altamente contagiosa que afeta animais biungulados, ou seja, animais que possuem dois dedos, “na regional de Alta Floresta devem ser vacinados em torno de dois milhões e quinhentas cabeças de bovinos”, explicou Cume.

Em alusão ao título, deve ser promovida no âmbito nacional, uma série de atividades comemorativas no período de 02 a 05 de abril de 2018. Em Mato Grosso, o evento “Brasil Livre de febre aftosa”, será realizado no dia 05 de abril, no Edifício Famato em Cuiabá, um encontro voltado para todos os agentes envolvidos nessa conquista.

O evento é uma realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Governo de Mato Grosso por meio do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo), com o apoio do Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT).

Na ocasião serão apresentados os caminhos e desafios enfrentados pelo Brasil e por Mato Grosso para reconhecimento de área livre de febre aftosa com vacinação. E ainda os desafios para avançarmos com a retirada da vacinação. Algumas personalidades que atuaram e contribuíram para a conquista mato-grossense serão homenageadas.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Em mês de vacinação, mais estados serão reconhecidos como ‘Livre de Febre Aftosa’
FONTE: DIÁRIONEWS
[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″][toggle title=”SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO” state=”open”]Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.[/toggle]

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

PERGUNTINHA DO MÊS:

Apesar da legalidade, você acha correto os vereadores saírem de férias (recesso) de meio de ano, por 30 dias, com a cidade de Alta Floresta praticamente abandonada as moscas com problemas no setor da saúde e de obras, tais como: queimadas, poeira nos bairros, ruas esburacadas, falta de remédios, falta de médicos, semáforos que não funcionam, maquinário quebrado, caminhões quebrados, coleta de lixo deficiente, lixão a céu aberto, perda de verbas estaduais para o município e tantas outras mazelas que assolam a nossa cidade?

SIGA-ME OS BONS…

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: