Últimas

Fundação Nova Chance realiza capacitação e ressocialização de reeducandos da Cadeia Pública Municipal

Bruno Felipe

Desde o ano de 2013, o município de Alta Floresta conta com o projeto ‘Nova Chance’, que tem o objetivo de colaborar no processo de ressocialização de reeducandos da Cadeia Pública Municipal. Atualmente existem 19 reeducandos contratados para realizar diversos tipos de reformas, manutenção de propriedades públicas e limpeza da área urbana do município. O projeto é idealizado pela Prefeitura Municipal em parceira com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Fundação Nova Chance, autonomia nacional que visa a ressocialização e intermédio de mão de obra de reeducandos.

Todas as atividades ficam a cargo da Secretaria de Infraestrutura, com a coordenação de Marcelo Rodrigues. Os critérios para participar do Projeto Nova Chance é destinado a diretoria da Cadeia Municipal, e de acordo com a lei, os reeducandos precisam possuir bom comportamento dentro da detenção, e ter cumprido pelo menos 1/6 da pena. “Não significa que ele está no projeto, ele vai ficar no projeto até o fim, aqui fora também tem que ter um bom comportamento”, disse Marcelo ao Jornal O Diário.

Além de ganhar um salário mínimo todo mês através da prefeitura, os reeducandos tem a oportunidade de trabalho com mão de obra qualificada e remissão da pena. Os reeducandos trabalham das 07 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Marcelo explica que atualmente, o cronograma de trabalho do grupo de recuperandos está na finalização da obra do novo PSF do bairro Jardim Guaraná, que atenderá milhares de famílias daquela localidade, e a previsão de termino da obra está prevista para ocorrer em até 15 dias.

Além do salário, os reeducandos recebem alimentação e transporte. A mesma empresa que fornece a comida para a Cadeia Pública, fornece para eles in natura, além disso, eles mantém uma horta que é cuidada pelos próprios reeducandos. A horta fica localizada juntamente com a cozinha disponibilizada especialmente à eles, na Rua B-5. “O alimento que a gente coloca na mesa todo dia é tirado da nossa própria horta”, disse Marcelo.

Como eles trabalham na rua, possuem um tratamento um pouco diferenciado, onde cada um tem sua própria cama dentro da cadeia, e a alimentação é toda realizada na cozinha destinada para eles. “É porque você já trabalha num serviço desse, é cansativo, tem que no mínimo dormir bem”, disse Marcelo ressaltando que até hoje não houve nenhuma fuga por parte dos reeducandos, “Ninguém trabalha armado, a gente que trabalha com eles é um funcionário igual eles, e a nossa arma hoje é a palavra, a parceria, a educação, e o diálogo”, disse. Em lugares onde a escolta dos reeducandos trabalham armados, de acordo com Marcelo, o trabalho é oprimido, e vários problemas ocorreram devido a isto. Em Alta Floresta, segundo o coordenador, nunca ouve fuga por parte dos detentos, mesmo em muitos casos eles trabalharem sozinhos.

Segundo Marcelo, quando tem uma vaga de emprego na prefeitura, é dado a oportunidade para pessoas que ganharam a liberdade no projeto. Por exemplo, hoje existe seis ex-reeducandos ganharam a liberdade e continuam trabalhando para a prefeitura “Uma das nossas finalidades é devolver eles capacitados para o mercado de trabalho; Tem essas pessoas da prefeitura misturado com eles para profissionalizar eles”, disse ele. Apesar da existência de um pré-conceito por parte da sociedade em geral, ele acredita que projetos como esse surgem para mostrar à comunidade que, após os reeducandos ganharem a liberdade, será mais um cidadão que estará apto a viver em sociedade, “A partir do momento que essas pessoas estão no projeto você pode ter certeza que eles estão dispostos a mudar, porque está tendo essa preparação, está tendo esse entendimento”, conclui Marcelo em entrevista para o Jornal O Diário.

Projeto nova chance (14) Projeto nova chance (1) Projeto nova chance (2) Projeto nova chance (11)



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Fundação Nova Chance realiza capacitação e ressocialização de reeducandos da Cadeia Pública Municipal
FONTE: DIÁRIONEWS
[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″][toggle title=”SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO” state=”open”]Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.[/toggle]

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

PERGUNTINHA DO MÊS:

Os votos que foram distribuídos aos 6 candidatos em condições de representar Alta Floresta, que poderia ter elegido pelo menos um deputado estadual, você acha que a região mereceu ficar sem nenhum representante local na Assembleia Legislativa?

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

SIGA-ME OS BONS…

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte