Últimas

Corpo de Bombeiros realiza orientação sobre procedimentos para desobstrução de vias aéreas de crianças e lactentes

Bruno Felipe

ensinamento bombeiros

O Comando Regional da 7ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar de Alta Floresta, realizou na tarde desta quarta-feira 11, em uma das salas da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Alta Floresta (Secitec-AF), uma demonstração sobre as maneiras de desobstrução de vias aéreas em crianças (acima de 1 ano) e lactentes (menores de 1 ano), uma forma de prestar um atendimento por parte dos familiares enquanto a equipe do CB não chega ao local em casos de desobstrução. Os ensinamentos foram realizados para a imprensa local afim de repassar os conhecimentos para toda a população.

O engasgo ou Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE) é o bloqueio da traqueia de uma pessoa por um objeto estranho, vômito, sangue ou outros fluidos. “Muitas vezes não à tempo pra chegada do serviço de emergência no local, porque uma pessoa que fica sem respirar com tempo superior á 3 minutos muitas vezes ela vai ficar inconsciente, pode levar ao coma e a morte; Então é importante que as pessoas que estão ali no local, elas já possam agir, já possam aplicar uma técnica de primeiros socorros até a chegada da equipe de emergência”, disse o Tenente Luiz Fabio em entrevista ao Jornal O Diário.

O tenente explica que quando temos um engasgamento pediátrico, seja ele lactente ou de criança, devemos realizar processos de compressões e ‘tapotagem’, técnica de desobstrução que consiste em pressionar com as mãos em forma de concha ou em ventosa, as regiões torácicas relacionadas com as áreas pulmonares em que haja secreção. Fábio explica que o processo se inicia com 5 tapotagens nas costas e 5 compressões no tórax do paciente. Ao terminar deve-se avaliar se a vítima voltou ao estado natural ou não.

Em crianças maiores de 1 ano de idade, é necessário encoraja-la a tossir, e caso não dê certo, as instruções são de colocar a criança sentada no colo de um adulto e realizar manobras de ‘Heimlich’, com força apropriada para o tamanho da criança, com a mão fechada abaixo do estômago da criança, movendo-as de baixo para cima. Após a desobstrução, é necessário levar imediatamente a criança para o pronto-socorro ou acionar a emergência do Corpo de Bombeiros, através do número 193.

Fabio recomenda para as pessoas manterem a calma na hora de realizar os procedimentos, pois se faz necessário estar atento para não prejudicar e agravar a situação do paciente “Esse procedimento será feito através de orientação por telefone, até a chegada da equipe de emergência, e se muitas vezes a pessoa tiver muito nervosa, ela não vai conseguir compreender o que deverá ser feito”, disse o tenente. Ele ressaltou que em qualquer momento as pessoas que possuírem dúvidas e quiserem esclarecer alguma técnica de primeiro socorros, ou receber algum aprendizado referente a isso, pode estar procurando o quartel do corpo de bombeiros que prontamente os soldados realizaram o ensinamento.WhatsApp Image 2018-04-11 at 19.40.25



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Corpo de Bombeiros realiza orientação sobre procedimentos para desobstrução de vias aéreas de crianças e lactentes
FONTE: DIÁRIONEWS
[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″][toggle title=”SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO” state=”open”]Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.[/toggle]

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

PERGUNTINHA DO MÊS:

Você votaria em um candidato a deputado estadual que está atolado até o pescoço em denúncias de corrupção, desvio de dinheiro e teve seus bens confiscados pela justiça por prováveis participações em esquema políticos criminosos?

- FOTO (São réus Romoaldo Aloisio Boraczynski Junior, Mauro Luiz Savi e Gilmar Donizete Fabris. Além deles, outras 9 pessoas foram denunciadas. O bloqueio completará a retenção de valores empregada no início do processo, em 2016.)

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

SIGA-ME OS BONS…

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: