Notícias do Estado

Opaq confirma resultados do Reino Unido sobre gás usado em ataque químico

A Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq), anunciou esta quinta-feira (12) os resultados da sua investigação sobre o suposto ataque químico ocorrido em 4 de março contra um ex-agente de inteligência da Rússia e a filha dele na cidade britânica de Salisbury, no Reino Unido.Um agente da polícia britânica, que socorreu os dois, também foi contaminado.

Segundo a entidade, o tipo de produto usado no ataque foi um gás neurotóxico chamado novichok, como já havia sido informado no mês passado pelo governo britânico. A informação é da ONU News.

A Opaq informou que, a pedido do Reino Unido, o relatório final vai ser partilhado com todos os Estados-membros da Convenção sobre Armas Químicas. Um resumo do caso também será divulgado ao público.

Organização autônoma com sede em Haia, nos Países Baixos, a Opaq informou que “trabalha de forma independente, não esteve envolvida na investigação das autoridades britânicas” e que “nenhum Estado-membro esteve envolvido no trabalho técnico realizado”.

Conselho de Segurança

O Conselho de Segurança da ONU já debateu o ataque no Reino Unido duas vezes. No primeiro encontro, logo após o ataque, o Reino Unido disse que novichok é um “gás neurotóxico de classe militar desenvolvido pela Rússia” e afirmou ser “altamente provável” aquele país tenha sido “o responsável por este ato imprudente.”

O embaixador russo, Vassily Nebenzia, exigiu provas e afirmou que a Rússia não tem nada a ver com o ataque. Segundo ele, “nenhuma investigação científica com o título novichok foi conduzida” em território russo.

No último encontro sobre o tema, em 5 de abril, foi apresentada uma carta da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, onde ela afirma que o ataque em Salisbury era uma ação “consistente com um padrão bem estabelecido de agressão do Estado russo.”

Nebenzia respondeu dizendo que a acusação é “uma campanha coordenada, e muito bem preparada, para desacreditar e deslegitimar a Rússia.”

ONU preocupada

O vice-porta-voz do secretário-geral da ONU, Farhan Haq, disse em março que António Guterres “está muito preocupado” com alegações de uso do gás neurotóxico, pois acredita que “o seu uso  como arma, sob qualquer circunstância, é inaceitável e o seu uso por um Estado constitui uma séria violação da lei internacional.”

No seguimento do caso, vários países decidiram expulsar diplomatas russos dos seus países, incluindo os Estados Unidos.

Segundo notícias recentes, Yulia Skripal, a filha do ex-agente, já recebeu alta, mas o pai continua internado.

 



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Opaq confirma resultados do Reino Unido sobre gás usado em ataque químico
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″][toggle title=”SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO” state=”open”]Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.[/toggle]

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

PERGUNTINHA DO MÊS:

Você votaria em um candidato a deputado estadual que está atolado até o pescoço em denúncias de corrupção, desvio de dinheiro e teve seus bens confiscados pela justiça por prováveis participações em esquema políticos criminosos?

- FOTO (São réus Romoaldo Aloisio Boraczynski Junior, Mauro Luiz Savi e Gilmar Donizete Fabris. Além deles, outras 9 pessoas foram denunciadas. O bloqueio completará a retenção de valores empregada no início do processo, em 2016.)

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

SIGA-ME OS BONS…

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: