Notícias do Estado

Presidente do Indea apresenta Plano Estratégico do PNEFA na InterCorte

A presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, Daniella Bueno, participou da abertura do InterCorte 2018 – Etapa Cuiabá, realizada nesta quinta-feira (12.04), no Cenarium Rural. O evento está na sua 7ª edição na capital mato-grossense e é realizado pelo Terraviva Eventos em conjunto com a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).

 

A InterCorte é voltada para pecuaristas e traz palestras e debates que tratam das questões mais relevantes para o desenvolvimento do setor pecuário no estado e do Brasil. Daniella Bueno abriu os trabalhos do primeiro dia do evento com a apresentação do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que prevê a retirada da vacinação contra febre aftosa no país até 2023.

 

“O país avançou neste último ano, e em maio, durante a Assembleia Geral da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) o Brasil será reconhecido internacionalmente como país livre de febre aftosa com vacinação, em razão da certificação que será entregue aos estados do Amapá, Amazonas, Roraima e parte do Pará, áreas que ainda não possuem o reconhecimento internacional”, destacou Daniella.

 

A presidente do Indea apresentou um panorama do PNEFA, que determina critérios técnicos, estratégicos, geográficos e estruturais, para o processo de mudança de status sanitário. De acordo com Daniella o plano envolve 101 ações e 16 operações, que tem como principais pontos, tornar o país livre de febre aftosa sem vacinação com reconhecimento internacional, aprimorar a capacidade dos Serviços Veterinários Oficiais (SVO), fortalecer as parcerias público-privada e fortalecer as medidas de prevenção e redução da vulnerabilidade de reintrodução da doença no país.

 

Os estados foram divididos em cinco blocos que visa facilitar o processo de transição de zonas livres de febre aftosa com vacinação para livre sem vacinação. Mato Grosso integra o Bloco V, que deve realizar a última vacinação em maio de 2021. Porém, o estado faz divisa com estados que compõem os Blocos I, II e IV, e em razão disso, está participando das discussões que envolvem a retirada da vacinação, tendo já marcado presença em reuniões do Bloco I e II. Particularidades dessas regiões limítrofes serão analisadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que irá definir as áreas de Mato Grosso que poderão integrar esses blocos e serem reconhecidas como zona livre de febre aftosa sem vacinação, antes de 2021.

 

Com o atual status sanitário, Mato Grosso consegue acessar apenas 96 países. Segundo a presidente do Indea, isso se deve ao fato de que alguns países não importam carne produzida em países que ainda realizam a vacinação contra febre aftosa. “Temos que evoluir porque, temos carne de qualidade, temos capacidade de produção e tirando a vacinação, teremos a possibilidade de acessar todos os mercados”, pontuou Daniella.

 

A gestora da autarquia ressaltou a importância da sanidade animal para a manutenção e ampliação de novos mercados. “Precisamos ter qualidade, eficiência na execução da nossa atividade e sanidade animal. Em Mato Grosso, o Indea é o órgão que faz a certificação da carne e que comprova sistematicamente aos mercados a qualidade da carne mato-grossense”, frisou Daniella Bueno que informou que Mato Grosso receberá ainda neste mês a missão da Indonésia, e no início de maio a missão da Arábia Saudita.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Presidente do Indea apresenta Plano Estratégico do PNEFA na InterCorte
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″][toggle title=”SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO” state=”open”]Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.[/toggle]

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

PERGUNTINHA DO MÊS:

Apesar da legalidade, você acha correto os vereadores saírem de férias (recesso) de meio de ano, por 30 dias, com a cidade de Alta Floresta praticamente abandonada as moscas com problemas no setor da saúde e de obras, tais como: queimadas, poeira nos bairros, ruas esburacadas, falta de remédios, falta de médicos, semáforos que não funcionam, maquinário quebrado, caminhões quebrados, coleta de lixo deficiente, lixão a céu aberto, perda de verbas estaduais para o município e tantas outras mazelas que assolam a nossa cidade?

SIGA-ME OS BONS…

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: