Notícias do Estado

Enfermeiros passam por capacitação em infecção hospitalar no norte do estado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), por meio do Serviço Estadual de Prevenção e Controle de Infecção, realizou no dia 07 de junho uma capacitação para enfermeiros dos hospitais sem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e que reuniu profissionais das regionais de saúde de Alta Floresta, Colíder e Peixoto de Azevedo. A ida da equipe ao norte de Mato Grosso também incluiu inspeções em dois hospitais regionais.

 

A capacitação, que objetivou auxiliar na implantação e implementação das Comissões de Controle de Infecção (CCIH) e Serviços de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) desses hospitais, teve como palestrantes as técnicas do Serviço Estadual de Prevenção e Controle de Infecção da SES/MT, Rosângela de Oliveira e Dannyelle Albuquerque.

 

 

Foram trabalhados assuntos como definição de infecção hospitalar ou infecção relacionada à assistência a saúde (IRAS), como montar uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), como elaborar o Programa de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH), legislações relacionadas, o que deve ser notificado, dentre outras informações.

 

Esta ação deve ocorrer com todas as regionais de saúde do estado até o mês de setembro de 2018 como parte do projeto para melhorar a adesão às notificações de infecções do sitio cirúrgico, principalmente em partos cesariana no Estado, seguindo as determinações para notificações de IRAS pela ANVISA.

 

Supervisões

Os Hospitais Regionais de Colíder e de Alta Floresta receberam nos dias 6 e 8 de junho, respectivamente, visita de supervisão técnica nos seus serviços de prevenção e controle de infecção (SCIH). As visitas foram realizadas pelas técnicas do Serviço Estadual de Prevenção e Controle de Infecção (SECIH).

 

De acordo com a coordenadora do SECIH, enfermeira Rosângela de Oliveira, o objetivo da visita técnica é a avaliação do desenvolvimento dessas ações no hospital e, com base nessas informações, são propostas por meio de relatórios técnicos e notificação, ações para otimização desse serviço, possibilitando a melhoria da qualidade e segurança da assistência prestada aos pacientes.

 

A enfermeira Rosenilda Pereira da Silva Souza, coordenadora do setor de enfermagem do Hospital Regional de Alta Floresta, destaca a importância da presença da equipe no município. “Ficamos muito satisfeitos com a oportunidade de ampliarmos nossos conhecimentos sobre a questão da infecção hospitalar”, afirma, se referindo não somente aos hospitais de pequeno porte, que ainda não aderiram ao serviço, como para o HR de Alta Floresta.

 

“Durante a inspeção, cada setor do hospital vistoriado pelas técnicas representou um novo aprendizado nessa busca permanente da melhoria da qualidade do serviço prestado”, completa Rosenilda Souza.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Enfermeiros passam por capacitação em infecção hospitalar no norte do estado
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

“RAPIDINHAS”

  • DIDA PIRES (PPS-AF/MT)
    "Lá dentro da prefeitura nós temos informações de que há "facilitações" nas licitações ao empresário Luiz Araújo".
  • EMERSON MACHADO (MDB-AF/MT)
    "Por causa dessa corrupção que existe em Brasília, nós vereadores de todo Brasil "pagamos o pato"... por causa desses "bandidos" que estão lá em cima..."
  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

PERGUNTINHA DO MÊS:

A Câmara Municipal de Alta Floresta demitiu 15 funcionários por recomendação do Ministério Público do Estado que havia sugerido o enxugamento de sua folha de funcionários comissionados, porém, em sua "Reforma Administrativa", recém aprovada, vai contratar mais de 20 e poucos outros funcionários comissionados alterando apenas os nomes dos cargos oferecidos.

Você acha que a Câmara está cumprindo a determinação do Ministério Público, ou apenas trocando seis por "duas dúzias"???

SIGA-ME OS BONS…

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: