Notícias do Estado

Governo assina decreto que permite regularização fundiária do Vale do Juinão

O governador Pedro Taques assinou nesta quarta-feira (13.06) decreto que declara interesse social e autoriza a desapropriação de área do assentamento Vale do Juinão, para fins de regularização fundiária. Em uma área de 2.188 m², localizado no município de Juína, o assentamento abriga 133 famílias que corriam o risco de ser despejadas, devido a um processo judicial de reintegração de posse de quase 15 anos.

 

“É importante dizer que sou contra a invasão de propriedades públicas e particulares, mas em situações excepcionais o Estado pode editar decreto de desapropriação por interesse social e entendo que este é o caso de edição, em que a Procuradoria Geral e o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat)  possam buscar meios, para que possamos desapropriar judicial ou extrajudicialmente esta área, já que mais de 2 mil hectares existem lá”, disse o governador durante o ato.

 

O presidente do Intermat, Demílson Nogueira, disse que o Governo do Estado vem trabalhando para a regularização fundiária de outras 130 assentamentos em Mato Grosso, além das áreas na zona urbana. “É um grande benefício que se presta a comunidade do Vale do Juinão. É levar a paz social ao campo”, disse.

 

 

O presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Juinão, Lindomar Costa Gomes, mora no assentamento há 12 anos e disse que as famílias lutavam pela desapropriação. “Lutamos para vivermos mais tranquilos e produzirmos para ajudar no desenvolvimento do nosso município e do Estado. Lá é uma terra muito boa, onde temos leite, criamos galinha, porco e peixe e também plantamos verduras, legumes e frutas. Levamos toda a nossa produção para a cidade”, disse.

 

Entre os pequenos produtores está Maria Moraes, de 54 anos, que trabalha com a família na agricultura do Vale do Juinão, plantando abacaxi, melancia, cupuaçu, além de cuidar das galinhas e dos ovos para vender. “Temos de tudo um pouco. Eu, meu esposo e minha filha trabalhamos na roça. Esta assinatura representa tudo para mim, porque tudo que temos está lá. Estou muito feliz e emocionada em saber que minha vida pode mudar com isto. Foram 12 anos de luta que o Governo Estado está realizando.”



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Governo assina decreto que permite regularização fundiária do Vale do Juinão
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

PERGUNTINHA DO MÊS:

Você votaria em um candidato a deputado estadual que está atolado até o pescoço em denúncias de corrupção, desvio de dinheiro e teve seus bens confiscados pela justiça por prováveis participações em esquema políticos criminosos?

- FOTO (São réus Romoaldo Aloisio Boraczynski Junior, Mauro Luiz Savi e Gilmar Donizete Fabris. Além deles, outras 9 pessoas foram denunciadas. O bloqueio completará a retenção de valores empregada no início do processo, em 2016.)

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

SIGA-ME OS BONS…

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: